O Mito Do Empreendorismo
Trabalho Universitário: O Mito Do Empreendorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fcqtfcqt • 1/10/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 743 Visualizações
O mito do empreendedor-herói É um fenômeno que surgiu devido a relevâncias das pequenas e médias empresas na economia brasileira e também de outros países que provocou uma reorganização no mercado produtivo e financeiros destes países, muitos passando por períodos de recessão, levando ao fechamento ou desmonte de grandes organizações em unidade menores e também a migração da ênfase no setor produtivo para o setor de serviços
• Os empreendedores estão tirando proveito da oportunidade de atender as necessidades de mudanças no mercado. Através da constante busca e analise das informações estão proporcionando a eles a chance de identificar algumas tendências que poderão se tornar oportunidades de negócios. Os empreendedores bem sucedidos têm motivações diferentes, e medem as recompensas de varias formas.
Assinale a alternativa que corresponda a SUSTENTADORES. Sustentadores - aproveitam a oportunidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal.
De acordo com Chiavenato (2006 p.6), define as três características básicas (figura 1) que definem o espírito empreendedor. Assinale a alternativa que corresponda a disposição para assumir riscos.
Sua resposta: O empreendedor assume vários desafios para iniciar seu próprio negócio; financeiros, familiares e psicológicos uma vez que tem arriscar seu emprego e com isso pode envolver seus familiares no negócio e ainda a incerteza se seu vai ou não “vingar
De acordo com Dornelas (2005 p.27-28) com base nestas premissas, é possível definir as seguintes fases em um processo empreendedor.
Analise as afirmações abaixo:
2 É a parte mais difícil, pois existe uma lenda “..segundo a qual a oportunidade é como um velho sábio barbudo, baixinho e careca, que passa ao seu lado. Normalmente você não o nota... Quando percebe que ele pode ajudar você, tenta desesperadamente correr atrás do velho e, com as mãos, tenta tocá-lo na cabeça para abordá-lo. Mas quando ?nalmente você toca na cabeça do velho, ela está toda cheia de óleo e seus dedos escorregam, sem conseguir segurar o velho, que vai embora...”
II. Talvez seja a que mais dê trabalho para os empreendedores de primeira viagem, visto que envolve vários conceitos que devem ser entendidos e expressos de forma escrita, em poucas páginas, dando forma a um documento que sintetiza toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar receitas e crescer etc..
III. Atualmente, com a globalização das economias e os mercados mundiais, e com a estabilização econômica do país, o Brasil passou a ser visto como um celeiro de oportunidades a serem exploradas pelos capitalistas, ainda mais com a elevação do país ao status de grau de investimento pelas agências internacionais que avaliam os riscos de investir nos países. Isso vem ocorrendo nos setores onde as empresas podem crescer rapidamente, como o de empresas de tecnologia, e já está mudando todo um paradigma de investimentos no Brasil, o que é saudável para o país e para os novos empreendedores que estão surgindo.
1. Cada fase do processo empreendedor tem seus desa?os e aprendizados e às vezes, o empreendedor identi?ca uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de
...