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O Mundo Globalizado

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Por:   •  3/3/2015  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

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Tópico 3 - Atividade 3.3

Leia o texto abaixo e elabore uma reflexão sobre o dito “desencantamento”, a excessiva racionalização concomitante com o surgimento de novas religiões na atualidade.

Desencantamento: A palavra pertence ao vocabulário de M. Weber. Um mundo encantado é aquele em que a magia penetra todas as coisas, em que o homem não é especializado e em que a precisão nem sempre é possível. Desencantar é escorraçar a magia, racionalizar, especializar o homem.

Sendo deliberadamente hostis à magia, impondo uma forma de racionalização da condução da vida, explica Weber, as grandes profecias racionais (judaísmo) constituem a primeira grande etapa deste processo. Uma outra etapa que estas religiões (o protestantismo ascético) representam é a unificação das relações entre Deus e o mundo e entre este e a religião. Cabe à ciência e à racionalização intelectualista continuar a despojar o mundo dos seus encantos. Esse processo não é nem linear nem irreversível, pois que uma burocratização excessiva pode conduzir ao retorno dos profetas e dos Césares dotados de carisma. WEBER (1920, 1921b, 1923).

Weber, primeiramente, devolve à religião a autonomia que outrora possuía e o reconhecimento de que ela exerce uma importante relevância nos processos sociais. A partir daí, atribui ao protestantismo "ascético" um papel importante para a sedimentação do capitalismo e consequente justificação das suas teorias sobre ordenamento social e político. Entretanto, conforme o texto acima, a racionalização excessiva acaba por tomar um caminho oposto, de não racionalizar. Acaba trazendo o desencanto da imagem cientificista do mundo moderno, antes atribuído ao protagonismo da substituição funcional da religião pela ciência. A proliferação de igrejas protestantes no Brasil, das mais diversas ramificações doutrinárias, mas com promessas unificadas, ou convergentes, como o retorno líquido e certo, de um produto racional palpável, a citar: emprego, prosperidade, conforto material. "Ítens" de uso mundano, prometidos por todas estas igrejas, frutos somente e exclusivamente, da devoção irracional à figura de Deus, é um exemplo do encantamento do mundo e o retrocesso a que Weber se refere.

Desse modo, o autor leva até as últimas conseqüências o processo do racionalismo ocidental, que comporta o desencantamento da própria imagem cientificista do mundo que, na época positivista assumiu o papel de substituto funcional da religião.

. A abordagem weberiana, na obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, debate a contribuição que o cristianismo deu à gênese do mundo moderno, mostrando que o protestantismo, em sua versão ascética, favoreceram a afirmação do capitalismo . Do outro lado, discute o incontido processo de racionalização , que se traduz no plano religioso em desencantamento do mundo . “O interesse de Weber pela Religião nasce exatamente da convicção de que as imagens religiosas do mundo (weltanschauungen) exercem um papel fundamental na formação das sociedade, mediante a legitimação de comportamentos tradicionais ou inovadores ”.

Para Weber, nos calvinistas e seus adeptos saídos da Reforma Protestante, o controle constante dos próprios progressos morais foi a

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