O QUE É SOCIOLOGIA?
Artigo: O QUE É SOCIOLOGIA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PaolaMaia • 30/4/2013 • 2.234 Palavras (9 Páginas) • 449 Visualizações
RESUMO
O que é a sociologia? O que a sociologia estuda? Por que surgiu a sociologia? Essas são questões que surgem ao estudar a sociologia pela primeira vez. Ao ler este texto além de retirar suas duvidas quanto à matéria, o leitor poderá conhecer a opinião de dois autores, Carlos B. Martins e Anthony Giddens. Logo na introdução vão estar separadas as opiniões dos dois autores, mas a partir do desenvolvimento há uma junção, aonde não esta especificada cada opinião. Porém, basta ao leitor saber que em cada parágrafo esta exposto os dois pensamentos de maneira coerente e harmônica.
Palavra-chave: Sociologia, Carlos B. Martins, Anthony Giddens.
3
SÚMARIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 AUGUSTO CONTE 7
2.2 ÉMILE DURKHEIM 8
2.3 KARL MARX 9
2.4 MAX WEBER 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
4
1 INTRODUÇÃO
A sociologia estuda a vida social humana, dos grupos e das comunidades. Com grande abrangência, analisa desde encontros ocasionais até processos sociais globais. Generalizando ou especificando determinados assuntos.
Ela evidência a necessidade de adotar uma visão ampla sobre como é a sociedade, por que a sociedade é e age de determinada forma. Não somente a sociedade, mas também os indivíduos. Por meio da sociologia que se explica que o que encarávamos como normal, verdadeiro, falso ou bom, por exemplo, pode não ser de fato. A mesma explica que a vida humana é extremamente influenciada pela história, a cultura e a sociedade.
Uma breve interpretação do texto de Antony Giddens, que distingue em partes e também amplia o elaborado por Carlos B. Martins. Este ultimo, comenta em seu livro que a sociologia é um agregado de conceitos, técnicas e métodos de investigação elaborados para explicar a vida social. É a conseqüência da tentativa humana de entender a condição social criada pela sociedade capitalista. Mas também um intenso desejo de intervir no trajeto da civilização.
5
2 DESENVOLVIMENTO
A sociologia não é obra de um único filosofo ou cientista, mas sim o resultado de um conjunto de pensadores que tentavam entender a nova sociedade existente. Um sociólogo precisa aprender a se libertar da instantaneidade das circunstancias pessoais, exibir as circunstancias em um contexto mais amplo. É trabalho da sociologia analisa as conexões entre o que a sociedade faz do ser humano e o que o ser humano faz de si mesmo. É a manifestação do pensamento moderno. Os comportamentos individuais constituem o mundo social no qual estão inseridos, como também, são constituídos pela sociedade.
Há um conceito importante na sociologia, estrutura social, esse conceito se refere ao fato de que as circunstancias sociais da vida, não se compõem apenas em grupos aleatórios de acontecimentos e atos. Elas são estruturadas ou padronizadas de maneiras distintas. As sociedades estão sempre neste processo de estruturação.
Pode-se observar este fato desde o surgimento da sociologia. Com as duas grandes revoluções.
A revolução industrial levou o antigo artesão a longas jornadas de trabalho e uma intensa disciplina, camponeses a migrarem para a cidade em busca de emprego e engajou também mulheres e crianças em jornada de, no mínimo, doze horas, ganhando salários de subsistência. As conseqüências dessa industrialização rápida e sem estrutura de moradia, serviço sanitário e saúde, por exemplo, foi o aumento da prostituição, da violência, do suicídio, do alcoolismo e de surtos de doenças.
Em 1789 houve a revolução francesa, com os ideais de liberdade e igualdade, cujo objetivo não era somente mudar a estrutura do Estado, mas extinguir radicalmente a velha forma de sociedade e tudo que fosse arraigado a ela, como costumes e hábitos. A ruptura com o tradicional modo de vida (feudal), levou pensadores a procurar entender a nova sociedade capitalista.
Nesta época, a teologia deixou de ser a forma de orientar o pensamento, surgindo assim o método científico baseado na observação e na experimentação.
6
2.1 AUGUSTO CONTE
Conte, autor francês, considerado o pai da sociologia. Buscou criar uma ciência que explicasse as leis do mundo social, então cunhou o termo sociologia a fim de diferenciar suas idéias das dos outros filósofos. Ele acreditava que todas as disciplinas científicas compartilhavam uma lógica comum e um método científico dirigido a revelar leis do universo. E desvendar as leis da sociedade seria útil em ajudar a formar e melhorar o bem-estar da humanidade.
O Positivismo foi a visão sociológica de Conte, para ele deveria aplicar, na sociologia, os mesmos métodos usados e aplicados nos estudos científicos. Ou seja, baseado em evidencias empíricas tiradas a partir da observação, da comparação e experimentação.
...