O QUE É SOCIOLOGIA
Pesquisas Acadêmicas: O QUE É SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaueras • 4/5/2014 • 458 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
O QUE É SOCIOLOGIA.
A Sociologia é uma ciência nova nascida na segunda metade do séc. XVIII, quando uma boa parte da população já vivia nas cidades, com todos os
problemas pertinentes à vida em sociedade. Os muitos olhares suscitaram várias respostas a uma pergunta comum: “como a vida em sociedade é possível?”.
DEFINIÇÃO.
A começar pela própria nomenclatura, a Sociologia é uma palavra formada por dois radicais: sócio (do lat. socius, i) e logia (do gr. λογία).
Por sócio se tem aquele com quem travamos as relações, que são por meio de contratos. Os contratos acontecem de duas maneiras: os tácitos e os explícitos. Os contratos tácitos são aqueles oriundos da crença, da aproximação, do julgamento. Ex.: eu acredito que o pãozinho feito contém todos os nutrientes prometidos; eu vou à aula e o professor estará lá. São, dessa forma, as relações estabelecidas sem algo que as certifique.
Ao contrário, os contratos explícitos são aqueles que trazem alguma marca, sinal ou documento que lhes façam referência. São os chamados documentais. Ex.: a matrícula da escola, a aliança de casamento, a pertença a uma determinada ‘tribo social’. Esse tipo de contrato especifica o que pode e o que não poderia acontecer no caso de uma filiação.
O segundo radical, o λογία, apela para a questão do logos, da razão, mais comumente traduzido por ‘estudos’, e é ele quem dá a tônica para a nova ciência, isto é, não basta apenas saber que existem relações sociais, mas ir além, ou seja, entender o porquê elas se estabelecem ou não e para onde elas nos conduzem.
O OBJETO.
A Sociologia comumente é tomada como estudo das sociedades – coisa que se torna imprópria, porque grande parte dos animais convive em sociedade (enquanto grupo organizado e com regras) e não são objetos de estudos da Sociologia. Assim é que, o objeto de estudo desta ciência não é outra coisa senão as relações estabelecidas entre as pessoas (sócios) para fazer acontecer (ou não) a vida em sociedade, tanto aquilo que é estabelecido como sendo o correto e o desejável quanto aquilo que é tido desajustes sociais.
O MÉTODO.
Integrante das Ciências Sociais (Antropologia, Ciências Políticas e Sociologia), a Sociologia tem por método estabelecer a aproximação do fato social e a partir dele lançar o olhar sociológico de análise. Não é um procedimento de inserção para evitar o contágio e as paixões que do fato social emanam, mas também não é um afastamento do fato a tal ponto de não se sentir afetado por ele. Toda esta complexidade tem um único objetivo: refletir sobre os caminhos pelos quais as relações estabelecidas perpassam e propor soluções para minimizar os impactos.
BIBLIOGRAFIA: BOMENY, H. (coord). Tempos modernos: tempo de sociologia. S.Paulo: Editora do Brasil, 2010)
...