O Que é Sociologia
Pesquisas Acadêmicas: O Que é Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 7/3/2014 • 249 Palavras (1 Páginas) • 269 Visualizações
Resumo:
Carlos Martins pretende com o primeiro e o segundo capítulo de seu livro mostrar como ocorreu o surgimento da sociologia e como ela foi se desenvolvendo como uma disciplina distinta da economia e da filosofia. A principal tese defendida por Martins nesses capítulos e que a sociologia surge de dois fatores a exploração e a mudança de pensamento. A sociologia já nasceu com caráter de interferir no rumo da civilização, tanto para reafirmar a ordem social vigente, como para tentar transformá-la e foi se formando através da corrente que foram surgindo na época. . O autor defende que a sociologia deve se preocupar com os fatos sociais que correspondem ao conjunto de combinações sociais que são impostos a todos os indivíduos assim que nascem, tais como forma de se comportar, se vestir, costumes por exemplo. Ao afirmar isso, Durkheim ignorou a criatividade humana e apresentou o indivíduo como ser invariavelmente passivo incapaz de produzir alguma mudança.
Comentários:
O autor vai tratando dos caminhos que levaram a Sociologia ser criada, apesar de usar uma linguagem difícil fica claro a idéia de que com a expansão do capitalismo a sociedade começa a ser explorada e começa a ter novos pensamentos sobre a falta de condição, os baixos salários, e muitos outros problemas sócias que levam a criação de corrente ideológicas.
Questionamentos:
Algum pensador da época acreditava que para reorganizar a sociedade seria preciso fundar uma nova ciência. O surgimento de uma nova ciência contribui de fato para mudanças, mas iria solucionar as questões sociais?
...