O Que é Sociologia
Exames: O Que é Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julicleidy • 1/8/2013 • 2.849 Palavras (12 Páginas) • 484 Visualizações
3. Introdução
Esse primeiro capítulo do livro aborda assuntos como; A sociologia como estudo sistemático das sociedades humanas, a prática da sociologia, implicações práticas da sociologia, o surgimento da sociologia, diz também sobre os fundadores clássicos da sociologia, destacando quatro: Augusto Comte, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber e, da diversidade e das principais abordagens teóricas encontradas na sociologia.
4. Trechos e considerações
“A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais”. (p.24)
“Entender os modos sutis, porém complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem contextos de nossa experiência social é fundamental para a abordagem sociológica”. (p.24)
Desenvolvendo uma perspectiva sociológica
“Aprender a pensar sociologicamente [...] significa cultivar a imaginação”. (p.24)
“Um sociólogo é alguém que é capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.” (p.24)
Considerando o simples ato de tomar café; poderíamos analisar de um ponto de vista sociológico, por exemplo, questões como;
> Sociedades que toleram o consumo da maconha mas, desaprovam o café e o álcool.
> O legado do impacto colonial no enorme desenvolvimento do comércio do café.
> Estudar transações globais que envolvem a produção, o transporte e a distribuição de café. (p. 24,25)
Estudando sociologia
“A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade refletem questões mais amplas.” (p.25)
Por exemplo, o desemprego que, é uma questão de aflição pessoal vai além disso, se considerarmos que que milhões de pessoas numa sociedade estão na mesma situação. (p.25)
“É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos”. (p.26)
“O conceito de estrutura social se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações”. (p.26)
“As sociedades humanas estão sempre em processo de estruturação”. (p.26)
Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas?
“A sociologia tem muitas implicações práticas para as nossas vidas, como enfatizou Mills ao desenvolver a sua ideia de imaginação sociológica”. (p.26)
Consciência das diferenças culturais
“Primeiramente, a sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso. Com frequência, se compreendermos propriamente como os outros vivem, também adquirimos melhor entendimento de quais são seus problemas”. (p.27)
Avaliando os efeitos das políticas
“Em segundo lugar, a pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas. Um programa de reforma prática pode simplesmente fracassar em realizar o que os seus planejadores buscavam ou pede trazer consequências involuntárias e desastrosas”. (p.27)
Auto-esclarecimento
“Em terceiro lugar – e de certo modo, mais importante -, a sociologia pode nos fornecer auto-esclarecimento – uma maior autocompreensão. Quanto mais sabemos por que agimos como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nossos próprios futuros”. (p.27)
O desenvolvimento do pensamento sociológico
“A sociologia nunca foi uma disciplina em que há corpo de ideias que todos aceitam como válida”. (p.27)
“A sociologia diz respeito às nossas vidas e ao nosso próprio comportamento, e estudar nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender”. (p.27)
Primeiros teóricos
“O estudo objetivo e sistemático da sociedade e do comportamento humano é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII”. (p.27)
“A ascensão de uma abordagem cientifica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão”. (p.27)
“O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX”. (p.27)
“Foi a revolução industrial - o amplo espectro de transformações sociais e econômicas que cercaram o desenvolvimento de inovações tecnológicas, como a energia e a máquina a vapor”. (p.27)
“Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais”. (p.28)
Augusto Comte
“Come originalmente usou o termo “física social”, [...] Comte queria destinguir suas próprias concepções das dos outros, então cunhou o termo “sociologia”, a fim de descrever o assunto que ele queria estabelecer”. (p.28)
"Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico”. (p.28)
“Comte afirmava que a sociedade se confortava com leis invariáveis da mesma maneira que o mundo físico”. (p.28)
“A visão sociológica de Comte foi a da ciência positiva. [...] O positivismo sustenta que a ciência deveria estar preocupa somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência”. (p.28)
“A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios
...