O principal objetivo do valor acrescentado
Seminário: O principal objetivo do valor acrescentado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renata_256 • 24/10/2013 • Seminário • 331 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
O principal objetivo da Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é fornecer informações sobre toda a riqueza gerada pela sociedade empresária em um determinado período. A DVA pode ser caracterizada como a representação da contribuição de cada entidade para a formação do Produto Interno Bruto (PIB), embora o cálculo do valor adicionado para a DVA seja baseado no regime de competência e o cálculo do PIB seja baseado no regime de caixa, o que gera uma diferença temporal entre os dois cálculos a Demonstração do Valor Adicionado é dividida em duas partes: inicialmente, são evidenciadas as riquezas produzidas pela entidade, e posteriormente é evidenciada a distribuição destas riquezas entre aqueles que contribuíram para a sua formação. A primeira parte é constituída de quatro grandes contas, que são:
1 – Receitas: são os valores recebidos correspondentes a vendas de mercadorias, serviços ou produtos e outros tipos de receitas.
2 – Insumos adquiridos de terceiros: são os valores referentes à compra de matéria-prima e insumos utilizados na produção ou pagamentos a terceiros pela prestação de serviços.
3 – Retenções: valor relativo às despesas e custos com depreciação, amortização e exaustão do período.
4 – Valor adicionado em transferência: valor relativo à riqueza produzida por terceiros e recebida em transferência.
A Elaboração da DVA deve seguir os seguintes critérios:
• A entidade deve elaborar a DVA e apresentá-la como parte integrante das suas
demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício social.
• A elaboração da DVA consolidada deve basear-se nas demonstrações consolidadas e evidenciar a participação dos sócios não controladores conforme modelo anexo.
• A DVA deve proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis informações relativas à riqueza criada pela entidade em determinado período e a forma como tais riquezas foram distribuídas.
• A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:
(a) pessoal e encargos;
(b) impostos, taxas e contribuições;
(c) juros e aluguéis;
(d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos;
(e) lucros retidos / prejuízos do exercício.
...