O que é sociologia?
Tese: O que é sociologia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaavieira • 8/4/2014 • Tese • 1.319 Palavras (6 Páginas) • 552 Visualizações
CAPÍTULO 1
O que é sociologia?
A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades, do nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais. Entender os modos sutis, porém complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social é fundamental para a abordagem sociológica.
●Desenvolvendo uma perspectiva sociológica.
Aprender a pensar sociológicamente significa cultivar a imaginação.
C Wright Mills disse que o trabalho sociológico depende daquilo que chamou de imaginação sociológica. Esta, acima de tudo, exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado.
●Estudando sociologia
A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem querstões mais amplas.
Os ambientes sociais dos quais viemos têm muito a ver com os tipos de decisões que achamos apropriadas. Embora sejamos influênciados pelos contextos sociais em que nos encontramos, nenhum de nós esta simplesmente determinado em nosso comportamento por aqueles contextos. Possuímos e criamos nossa própria individualidade. É trabalho da sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.
O conceito de estrutura social é importante na sociologia, se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações; eles são estruturados ou padronizados de formas distintas.
●Como a sociologia pode ajudar em nossas vidas?
A sociologia tem muitas implicações práticas para as nossas vidas.
Consciência das diferenças culturais
A sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso.
Avaliando os efeitos das política
A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas
Auto esclarecimento
A sociologia pode nos fornecer auto esclarecimento – uma maior auto compreensão.
● O desenvolvimento do pensamento sociológico
A sociologia nunca foi uma disciplina em que há um corpo de idéias que todos aceitam como válidas. Os sociólogos frequentemente discutem entre si sobre como abordar o estudo do comportamento humano e sobre como os resultados das pesquisas podem ser mais bem interpretados
Primeiros teóricos
O estudo objetivo e sistemático da sociedade e do comportamento humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII.
O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial
Augusto Comte
O pensamento de Comte refletia os eventos turbulentos de seu tempo, como a Revolução Francesa. Comte buscou criar uma ciência da sociedade que pudesse explicar as leis do mundo social da mesma forma que a ciência natural explicava o funcionamento do mundo físico.
A visão sociológica de Comte foi a da ciência positiva. Aborda que a sociologia acredita na produção de conhecimento sobre a sociedade, baseada em evidências empíricas tiradas a partir da observação, da comparação e da experimentação.
A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e positivo.
Émile Durkheim
Durkheim via a sociologia como uma nova ciência que poderia ser usada para elucidar questões filosóficas tradicionais ao examiná-las de uma maneira empírica. Seu famoso primeiro princípio da sociologia dizia que a vida social poderia ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou eventos na natureza.
Três dos principais temas de que tratou foram a importância da sociologia como uma ciência empírica, a ascensão do indivíduo e a formação de uma nova ordem social, as fontes e o caráter da autoridade moral da sociedade.
Em seu primeiro trabalho importante, A Divisão do Trabalho na Sociedade (1893), Durkheim apresentou uma análise de mudança social, argumentando que o advento da era industrial significava o surgimento de solidariedade. Ao construir esse argumento, Durkheim contrastou dois tipos de solidariedade – a mecânica (culturas tradicionais com uma baixa divisão do trabalho) e a orgânica (sociedades mantidas unidas pela interdependência econômica das pessoas e pelo reconhecimento da importância das contribuições dos outros).
Um dos estudos mais famosos de Durkheim ocupava-se da análise do suicídio.
Karl Marx
Para Marx as mudanças em tempos modernos mais importantes estavam estreitamente ligadas ao desenvolvimento do capitalismo. Ele acreditava que os capitalistas formam uma classe dominante, enquanto a massa da população constitui uma classe de trabalhadores assalariados, ou uma classe operária, o proletariado.
De acordo com Marx, o capitalismo é inerentemente um sistema de classe no qual os capitalistas precisam de mão-de-obra
...