OLIGOPSONIO
Monografias: OLIGOPSONIO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinehum • 28/5/2014 • 315 Palavras (2 Páginas) • 739 Visualizações
O oligopsônio é uma forma de mercado com poucos compradores e inúmeros vendedores, os compradores são chamados de oligopsonistas. É determinado como um tipo de competição imperfeita, além de ter a influencia sobre os preços de determinados bens, varia apenas a quantidade comprada, a elasticidade de oferta influencia nos ganhos.
No conceito de microeconomia, esta forma de mercado é tida como maximadora de lucros e levam a falhas de mercado devido à restrição de quantidade adquirida, que é uma situação pior do que o ótimo de Pareto que existiria em competição perfeita (Elias,2006).
Um exemplo de oligopsonio é a venda de verduras ou frutas para conserva frigorífica ou enlatados.
Referencia: ELIAS, Jorge Economia: O Oligopólio e o Oligopsônio, acesso em 27 mai 2014. Disponível em: http://www.jcrnet.com.br/index.php?option=com_content&task=view&idj=3868&Itemid=00
Monopsônio e Oligopsônio são formas de mercado, caracterizados por corresponder a uma competição imperfeita. Segundo Vasconselos e Garcia (2012) define-se monopsônio quando existe apenas um comprador para muitos vendedores dos serviços e insumos. E oligopsônio é o mercado que há poucos compradores para muitos vendedores.
O monopsonista tem o poder de mercado, pois ele pode determinar o preço de um bem, o que varia é apenas a quantidade que será comprada. Um exemplo hipotético seria um mercado no qual há muitos produtores de tomates, em uma determinada região, mas só existe uma empresa que eles possam vender, supondo que essa empresa fabrique massa de tomate, isso acaba beneficiando o comprador, já que ele vai poder determinar o preço pelo qual vai comprar os tomates. No geral o preço do bem comprado fica abaixo do que prevaleceria em um mercado competitivo. Porém, seus lucros vão depender da elasticidade da oferta.
O oligopsônio são pouquíssimas empresas compradoras, podemos citar como exemplo de oligopsônio os produtores de leite em cidades pequenas, que tem como opção de venda duas ou três empresas de laticínios, que adquirem a maior parte do leite de vários produtores.
...