ORIGEM DA CONTABILIDADE
Trabalho Escolar: ORIGEM DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mignozzetti • 5/4/2014 • 238 Palavras (1 Páginas) • 747 Visualizações
ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade surgiu no início da existência humana devido à necessidade do homem em obter informações a respeito de suas riquezas. “Para que se compreenda a Contabilidade, pois, como ramo importante do saber humano que é, necessário se faz remontar a suas profundas origens.”
Os primeiros indícios de atividades comerciais surgiram a 4500 a.C., onde civilizações, assírios, caldeus e sumérios, da Mesopotâmia se dedicaram à agricultura e fizeram surgir cidades e desenvolver atividades comerciais. O registro dessas transações era feito em placas de argila, onde nelas eram constatados os resultados obtidos numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas (PALHARES E RODRIGUES, 1990).
Mas, Barreto (2011) narra essa origem citando que os cientistas afirmam que desde o homo-sapiens, há cerca de 30 mil anos atrás, já demonstrava algum tipo de conhecimento contábil. Algumas grutas formaram provas arqueológicas, como na gruta de Dáurignac no departamento do Haute, ao sul da França e também registros idênticos também foram encontrados no Brasil, no município de Raimundo Nonato, no Piauí.
É visível identificar que essas práticas contábeis rudimentares eram feitas como parte da cultura, ou seja, apenas obedecia à necessidade de controlar suas riquezas.
Mas os registros das operações comerciais, industriais e públicas ganharam uma sistematização mais ampla somente na Idade Média, ou seja, há cerca de pouco mais de um milênio quando se oficializou o surgimento da prática de sistematização por correlação de causa e efeito.
...