Objetivo Da Administração Da Produção E Operações
Artigos Científicos: Objetivo Da Administração Da Produção E Operações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciacousen • 26/3/2014 • 975 Palavras (4 Páginas) • 1.413 Visualizações
Objetivo da Administração da Produção e Operações
As atividades desenvolvidas por uma empresa visam transformar insumos (mão de obra e matéria-prima) em produto acabados e/ou serviços, consomem recursos que nem sempre agregam valor ao produto final. É objetivo da administração da produção/operações a gestão eficaz dessas atividades.
Evolução Histórica da Administração da Produção
A função produção acompanha o homem desde sua origem. Quando polia a pedra afim de transformá-la em utensílio mais eficaz, através do homem pré-histórico. Nesse primeiro estágio, as ferramentas e os utensílios eram utilizados exclusivamente por quem os produzia. Inexistia o comércio.
Com o passar do tempo, muitas pessoas se revelaram habilidosas na produção de bens, e passaram a produzi-los conforme a solicitação e especificações apresentadas por terceiros. Surgiram os primeiros artesões e a primeira forma de produção organizada, porque eles estabeleciam prazos de entrega, classificando prioridades, atendiam especificações e determinavam preços para seus produtos.
Com o advento da Revolução Industrial, a produção artesanal começou a entrar em decadência. James Watt, que inventou a máquina a vapor em 1764, e colaborou para o início do processo de substituição da força humana pela força da máquina (trabalho). Os artesões começaram a ser agrupados nas primeiras fábricas e deixaram para trás suas próprias oficinas onde os produtos eram manufaturados. Essa revolução na maneira de como os produtos eram fabricados, trouxe exigências, como a padronização dos produtos e seus processos de fabricação; o treinamento e a habilitação da mão de obra direta; a criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão; o desenvolvimento de técnicas de planejamento e controles financeiro e da produção; e desenvolvimento de técnicas de vendas. Teve início, também, o projeto de produto, de processos, de instalações, de equipamentos etc.
Frederick Taylor, considerado o pai da Administração Científica, no final do século XIX, com os trabalhos dele, surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é, a procura incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. Essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, mudando-se apenas técnicas utilizadas.
Em 1910, Henry Ford cria a linha de montagem seriada, revolucionando os métodos produtivos até então existentes. Surge o conceito de produção em massa. Novos conceitos foram introduzidos, tais como: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação sindicatos, manutenção preventiva, controle estatístico da qualidade, e fluxogramas de processos.
Em 1960, com as novas técnicas produtivas, caracterizando a denominada produção enxuta, que introduziu, entre outros, os seguintes conceitos:
Just-in-time
Engenharia simultânea
Tecnologia de grupo
Consórcio modular
Células de produção
Desdobramento da função qualidade (QFD)
Comakership
Sistemas flexíveis de manufatura
Manufatura integrada por computador
Benchmarking
Produção customizada
Just-in-time
É o gerenciamento da produção usando o mínimo de matéria prima possível. Requer um rígido controle de abastecimento. Exemplos do Japão (fábrica de derivados de petróleo).
Engenharia simultânea
Envolve a participação de todas as áreas funcionais da empresa no desenvolvimento do projeto do produto.
Clientes e fornecedores são também envolvidos com objetivos de reduzir prazos, custos e problemas de fabricação e comercialização;
Tecnologia de grupo
É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes – com roteiros de fabricação semelhantes – agrupando-os em processos produtivos comuns;
Consórcio modular
A primeira fábrica no mundo a adotar esse tipo de conceito foi a Volkswagen, na divisão de caminhões e ônibus, de Resende, no Rio de Janeiro. Diversos parceiros trabalham juntos dentro da planta da VW, nos seus respectivos módulos, para a montagem de veículos.
Células de produção
São pequenas unidades de manufatura e/ou serviços com mecanismos de transporte e estoques intermediários entre elas. São dispostas em “U” com o objetivo de haver maior produção. Exige que o funcionário seja polivalente. Visa também obter um melhor controle de qualidade pois o defeito é, muitas vezes, detectado na própria estação.
Desdobramento
...