Orçamentos Empresariais - 4º Semestre - Grupo
Casos: Orçamentos Empresariais - 4º Semestre - Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1970 • 1/11/2013 • 598 Palavras (3 Páginas) • 767 Visualizações
FLUXO DE CAIXA
É um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização. Auxiliam na previsão, visualização e controle das movimentações financeiras de cada período. A sua grande utilidade, é permitir a identificação das sobras e faltas no caixa, possibilitando ao profissional planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho. Em uma empresa, o ideal é que o período de acompanhamento seja diário, um controle de fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.
DEMONSTRATIVO DO VALOR ADICIONADO
É o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. Obviamente, por se tratar de um demonstrativo contábil, suas informações devem ser extraídas da escrituração, com base nas Normas Contábeis vigentes e tendo como base o Princípio Contábil da Competência. A riqueza gerada pela empresa, medida no conceito de valor adicionado, é calculada a partir da diferença entre o valor de sua produção e o dos bens e serviços produzidos por terceiros utilizados no processo de produção da empresa. O valor adicionado demonstra, ainda, a efetiva contribuição da empresa, dentro de uma visão global de desempenho, para a geração de riqueza da economia na qual está inserida. O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) é o valor compulsoriamente pelo empregador, em nome do empregado, depositado em conta vinculada e regido por um conselho curador nacional, que tem como agente operador a caixa econômica (FÜHRER, 2003, p.123).
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES E TAXAS?
Impostos, cobrados sobre o patrimônio, renda e servem para financiamento de serviços universais ( educação, segurança ).
Contribuições, divididos em dois grupos, a especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo de atividade. Ex: INSS, PIS ou contribuição de melhorias, quando ocorre em beneficio ao contribuinte. Ex: Asfaltamento da rua.
Taxas é quando um valor é cobrado por conta de uma prestação de serviço de um ente público. Ex: Emissão de um documento, taxa de limpeza pública.
3.6 CONCEITUE COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
A competência tributária é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.
A competência tributária é indelegável, irrenunciável e intransferível. Se um dos entes políticos não exercer a sua faculdade para instituir os tributos, nenhum outro ente poderá tomar o seu lugar. Não
...