Os Impasses de se manter o planeta sustentavel
Por: evandrodasilva • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 5.729 Palavras (23 Páginas) • 144 Visualizações
ISEED (INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO)[pic 1]
INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM MEIO
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ANILTON PEREIRA DA SILVA
OS IMPASSES DE SE MANTER O PLANETA SUSTENTÁVEL
SETE LAGOAS
2018
ANILTON PEREIRA DA SILVA
OS IMPASSES DE SE MANTER O PLANETA SUSTENTÁVEL
Monografia apresentada ao Instituto Educacional Alfa parceria com o ISEED (INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO) como Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Orientador: Professora DFC Ana Paula Rodrigues
Sete Lagoas
2018
ANILTON PEREIRA DA SILVA
OS IMPASSES DE SE MANTER O PLANETA SUSTENTÁVEL
Monografia apresentada ao Instituto Educacional Alfa parceria com o ISEED (INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO) como Trabalho de Conclusão do Curso de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Aprovado em: _______/______/_______
Banca Examinadora
Prof. Dr. _________________________________________________________
Instituição: ______________________________Assinatura:_________________
Prof. Dr. _________________________________________________________ Instituição: ______________________________Assinatura:_________________
Prof. Dr. _________________________________________________________
Instituição: ______________________________Assinatura:_________________
Sete Lagoas
2018
RESUMO
O presente artigo trata do tema da sustentabilidade e seus impasses no contexto ecológico e social do planeta. O tema ganhou importância a partir do crescente processo de degradação do meio ambiente e dos recursos naturais. O mundo se juntou para tratar o assunto, mas encontrou muitos impasses em relação principalmente a economia de cada país, para muitos não é lucrativo pensar sustentavelmente. Porém, reuniões por todo o planeta estão sendo realizadas para tratar sobre o assunto que é de extrema urgência e de responsabilidade de todos. Mas a vida sustentável não depende só de nossos governantes, mas também da ação de cada um de nós no dia a dia, pois pequenas atitudes também refletem no futuro e devem se tornar hábitos comuns para todos pensar na natureza e no futuro. A preservação e a utilização correta dos recursos naturais é algo que deve acontecer imediatamente para garantirmos a vida no planeta para as gerações futuras.
Palavras-chaves: Sustentabilidade. Gestão Ambiental. Impasses. Meio ambiente. Responsabilidade Social
ABSTRACT
This article deals with the theme of sustainability and its impasses in the ecological and social context of the planet. The theme gained importance from the growing process of degradation of the environment and natural resources. The world has come together to address the issue, but has encountered many impasses regarding mainly the economy of each country, for many it is not profitable to think sustainably. But meetings around the globe are being held to address the issue of extreme urgency and responsibility. But sustainable life depends not only on our rulers, but also on the action of each one of us on a daily basis, since small attitudes also reflect in the future and should become common habits for all to think about nature and the future. The preservation and correct use of natural resources is something that must happen immediately to ensure life on the planet for future generations.
Key-words: Sustainability. Administration. Impasses. Environment Environmental. Administration. Social Responsibility
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO........................................................................................................06
2-IMPACTO AMBIENTAL..........................................................................................08
3-SUSTENTABILIDADE............................................................................................10
3.1- Sustentabilidade Social.......................................................................................11
4- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL................................................................11
4.1- Planeta Sustentável............................................................................................14
5- IMPASSES DA SUSTENTABILIDADE.................................................................15
6- CONCLUSÃO........................................................................................................19
7- REFERÊNCIAS......................................................................................................20
- INTRODUÇÃO
Desde o início do século, se intensificaram as preocupações ambientais, essas vêm ganhando cada vez mais notoriedade em decorrência dos efeitos de desiquilíbrio provocados pela ação humana e o impacto que isso tem em nossas vidas. A partir da Revolução Industrial, grandes indústrias passaram a exercer papel principal, no quesito causas e efeitos da poluição descontrolada. Nos anos 80 foi a primeira vez que o termo Desenvolvimento Sustentável foi citado. Diante desse contexto podemos destacar Bazerman e Hoffman (1999) que enumeraram em seus estudos os quatro motivos principais para que as empresas possam alcançar uma atuação sustentável:
Buscar pelas inovações tecnológicas; estarem envolvidas nas decisões políticas e regulamentares do governo; como integradoras do meio social acumulando poder, recursos e conhecimento para influenciar nas questões ambientais, econômicas e sociais e por último podem se beneficiar com a criação de inovações satisfazendo as preferencias da sociedade em relação a produtos e serviços resolvendo problemas ambientais e sociais. (BAZERMAN E HOFFMAN,1999)
Em busca de debater a questão e reduzir o impacto causado pela industrialização, foram realizados inúmeros encontros e conferências, destacando-se a Conferência de Estocolmo 1972 na Suécia, a ECO-92 que ocorreu em 1992 na cidade do Rio de Janeiro, no Japão, em dezembro de 1997, na cidade de Kyoto, ocorreu a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Com o mesmo intuito, tratados e acordos foram assinados por vários países do mundo dentre eles a Agenda 21, de 1992, o Protocolo de Kyoto, de 1997 e a Declaração Política da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável, de 2002.
...