Os meios e a função primordial da comunicação em Massa
Pesquisas Acadêmicas: Os meios e a função primordial da comunicação em Massa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jemaaay • 13/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
Os meios e a função primordial da comunicação em Massa.
Os meios de comunicação se completam, antes que se confrontam. A imprensa, que atendia ás porções alfabetizadas e intelectualizadas da sociedade, foi completado pelo disco, radio e também pelo cinema. Sendo assim, a sensação de vacuidade e insatisfação perdurava, e isso levava o comunicador a precisar da função primordial da comunicação em massa, com a finalidade de possibilitar através da conscientização o exercício mais eficaz de sua atividade profissional. Com esse sentido, Riseman analisou que os efeitos impressos na evolução psíquica e social do homem caracterizaram comunidades analfabetas, levando assim uma individualização que as afasta dos demais, guiados pela tradição e em seguida a liga-los como um grupo com privilégio a sociedade. Consideramos então que os instrumentos de meios de comunicação são capazes de alcançar a totalidade da massa social ao apontar como sua função primordial os fornecimentos de mensagens que estabeleçam a realidade das instituições sociais e facilitem seu controle.
A organização social se estrutura em diversos escalões. A partir do grupo familiar, que subsiste com funções de procriação e educação exatamente delineadas. Em outro ponto existe o grupo econômico, que é composto por indústrias, comércios e instituições agrícolas, fazendo a função de produzir bens de consumo. Há também o grupo profissional, esse grupo tem a função de prestar serviços essenciais à conservação, aperfeiçoamento e desenvolvimento das espécies e da vida social. E por ultimo o grupo politico que administra os negócios políticos.
A função da comunicação de massa é fazer com que esses grupos venham a entender e ficar cientes da sua posição e de seu papel na sociedade. Faz-nos falta um conhecimento real das instituições sociais e isso nos angustia: quando se subestima a atividade agrícola, ou quando se nega a família, entre outros.
Para Durkheim, Weber e outros pensadores, o problema chave de qualquer sociedade é a manutenção da ordem e coesão social, que não esta apenas na divisão do trabalho e dos papeis mais também “em um certo consenso sobre um sistema de valores”.
As Funções Específicas
Com o surgimento da palavra e da gravura impressa, começam a delinear a função especifica as quais se tornaria possível o cumprimento integral daquele objetivo maior perseguindo pela comunicação de massa que é a conscientização das comunidades sobre o papel de casa instituição social e dos indivíduos que dela participam. Constituídos assim por três funções básicas: Informar que é a transmissão de informações e elementos pra o conhecimento; Persuadir que significa fornecer argumentos capazes de modificar a opinião e também Divertir tendo a função de proporcionar recursos de entretenimento ao homem.
Para Berlo há motivos para crer que todo o uso da linguagem tenha uma dimensão persuasiva, que ninguém pode comunicar-se sem alguma tentativa de persuadir de uma forma ou de outra, por isso ele critica essa divisão tríplice das funções da comunicação.
O radio é um exemplo clássico, no seu ultimo canal o pânico coletivo provocado em 1938 pela transmissão de um programa diversional de Orson Weels – A invasão dos Marcianos- baseado em uma novela de H. G Wells (A guerra dos Mundos) através de uma cadeia de emissoras nos Estados Unidos.
Lasswell coloca como funções de comunicação : 1º ponto: a vigilância; 2º ponto: a correlação das partes da sociedade em resposta ao meio; 3º ponto: transmissão da herança social de uma geral à seguinte.
Wrigth, fala de uma quarta função o entretenimento referente aos atos comunicacionais, basicamente entendidos como diversões. Função de diversão consiste em preenchimento de lazeres através de atrações artísticas de caráter popular. Já para Fayt “as mais importantes funções da informação coletiva é a motivação que cria necessidades, exigências e requerimentos em câmbios na ordem social, econômica, cultural e política”. Alguns outros estudiosos como Lazarsfeld e Merton analisam a comunicação na sociedade, através de seus efeitos descobrem funções como a atribuição de status’ Os mass media’ atribuem status ás causas publicas ás pessoas e aos movimentos sócios. As mensagens exercem o que denominam uma ‘difusão narcotizante’ devido ao fluxo excessivo mensagens.
Para Beneyto, as funções exercidas pelos mass media são de ‘ Computação Espirituais ’ produzam impacto social. A atividade informativa desperta interesses pelos assuntos públicos
...