PROPOSTA DE PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: RENALHE123 • 6/12/2017 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 458 Visualizações
FACULDADE PITGORAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PLANO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO I
São Luís
2017
PROPOSTA DE PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
- IDENTIFICAÇÃO:
Nome:
Matricula:
Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Esperança –
Supervisora de Campo:
Supervisor Acadêmico/Professor Supervisor:
Total de Horas: 160 horas
Semestre e Ano: 2º/2017
EMENTA:
Apreensão, reflexão e operacionalização dos elementos constitutivos do processo de trabalho do assistente social; atitude investigativa, propositiva e criativa no Serviço Social; a construção do objeto; a análise e reflexão do contexto social relacionando-o com a realidade local-regional.
OBJETIVOS DO ESTÁGIO:
- Proporcionar momentos de integração entre instituições Universidade/Campos de Estágio;
- Planejar as atividades no campo de estágio;
- Caracterizar demandas e usuários no espaço institucional de estágio;
- Caracterizar elementos constitutivos do processo de trabalho do Serviço Social no campo de estágio;
- Relatar as atividades desenvolvidas no cotidiano de estágio;
- Elaborar reflexões teóricas práticas desenvolvidas no campo de estágio;
- Instigar postura investigativa do estagiário frente à especificidade do objeto de trabalho do Serviço Social no referido campo;
- Aprofundar os conhecimentos acerca da política de assistência social no município de São Luis, bem como os respectivos programas operacionalizados pela Secretaria de Saúde e Ação Social deste município;
- De acordo com o diagnóstico dos usuários, demandas e objetivos da instituição, construir uma proposta de intervenção coerente, útil e que possa ser aproveitada positivamente no futuro;
- Colaborar nas intervenções realizadas durante o estágio, aplicando o conhecimento adquirido em ambiente acadêmico;
- ATIVIDADES:
As atividades que foram desenvolvidas por mim e com a supervisão do professor de campo.
Dentre as atividades que estarão sendo realizadas ao longo do estágio podem ser enfatizadas:
- Supervisão acadêmica;
- Apreensão dos instrumentos e técnicas no Serviço Social: planejamento, observação, realização de entrevistas, visitas domiciliares, estudo e pereceres sociais, dinâmica de grupo, escuta sensível, entre outros.
- Atitude investigativa;
- Identificação dos usuários e do objeto de intervenção do Serviço Social;
- Elaboração do diário de campo: descrição de todas as atividades desenvolvidas no dia-a-dia do estágio;
- Participação nas reuniões do Conselho de Assistência Social, COMDICA e COMPETI.
- Plano de Estágio: planejamento das atividades a serem realizadas;
- Proposta de intervenção de acordo com a conjuntura existente, objetivos da instituição e demandas dos usuários, com base na atitude investigativa;
- Relatório Final do Estágio: reflexão e análise teórico;
- Práticas das atividades desenvolvidas no decorrer do estágio;
- Auto Avaliação
O que está previsto na proposta de Estágio Supervisionado neste semestre?
De acordo com esta proposta, o que o (a) seu (sua) supervisor (a) acredita que você deve aprender neste semestre? E o supervisor/professor acadêmico? Acredita-se que a apreensão das instrumentalidades e técnicas do Serviço Social é fundamental, devendo o (a) estagiário (a) relacionar as dimensões técnico-operativas e teórico-metodológicas da profissão com as atividades cotidianas de estágio. Assim, podem-se compreender efetivamente os objetivos do Serviço Social na instituição. Através da atitude investigativa espera-se que o estagiário identifique seu objeto de intervenção, e construa a partir deste uma proposta de intervenção coerente, dentro das possibilidades da instituição, os conhecimentos teóricos e as demandas postas na conjuntura deste município, sendo que esta proposta seja útil para a instituição, cause impactos positivos na vida dos usuários e possa ser aproveitada posteriormente após o término do estágio.
- METODOLOGIA
O relato de experiência de Estágio Supervisionado em Serviço Social constitui como uma visão da acadêmica, que está embasado no método dialético, que segue a teoria social crítica, pois, possibilita a compreensão mais ampla em torno da realidade do sujeito, compreendendo o fenômeno a partir da sociedade capitalista que gera a questão social e suas expressões. Foram desenvolvidas atividades sócio educativas, através de dinâmicas e orientações, buscando disponibilização de acesso a informações acerca do direito à Assistência Social.
As atividades desenvolvidas no estagio são planejadas sob orientação e avaliação da supervisão acadêmica e de campo e registradas de forma sistemática e processual por meio de diário de campo e relatório final de estágio.
- PROCESSO DE SUPERVISÃO:
Na academia as aulas serão quinzenais, com conteúdos explicativos acerca dos objetivos do estágio supervisionado, a cargo da supervisora acadêmica Glaucejane Durans. A supervisão acadêmica é realizada de forma coletiva, durante as aulas, e individuais quando a supervisora julgar necessário ou quando o aluno solicitar. No campo a supervisão é realizada de forma individual de acordo com as necessidades do estagiário. A mesma é realizada às sextas-feiras, totalizando oito horas semanais. Nesse processo é recomendada a leitura de bibliografias que envolvem o papel do profissional Assistente Social frente à instituição e aos usuários. Bem como se recomenda a entrega quinzenal do diário à supervisora acadêmica e de campo, para o devido acompanhamento e orientação.
...