Panorama mundial e nacional – ecossistemas
Seminário: Panorama mundial e nacional – ecossistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zebral • 17/10/2013 • Seminário • 1.441 Palavras (6 Páginas) • 343 Visualizações
Você acessou como VINICIUS PEREIRA ZEBRAL SAIR
Você está aqui
Graduação / GRARSMAA4_A5_20132 / Questionários / Tentativa 1
Orientações
Saiba Mais
Aulas:
Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional – ecossistemas
Aula-tema 02: Panorama mundial e nacional – mudanças climáticas e políticas públicas emergentes
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
Aula-tema 04: O caminho da sustentabilidade – dimensões e indicadores
Aula-tema 05: Preparando-se para o mercado sustentável – nova economia global: green economy, educação e green jobs
Aula-tema 06: Preparando-se para o mercado sustentável – modelo de sustentabilidade empresarial e as competências dos profissionais da sustentabilidade.
Aula-tema 07: Inovações em sustentabilidade.
Aula-tema 08: Inovações em sustentabilidade – Tecnologias limpas e futuro de desenvolvimento sustentável
Resumo
Web aula
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade Colaborativa
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Responsabilidade Social e Meio Ambiente_A4/A5
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem - Tentativa 1
Question 1
Notas: 1
Leia o seguinte texto, extraído do artigo de Barbieri et al. (2010, p. 151), publicado na revista de Administração de Empresas.
Há diversas iniciativas legítimas que procuram considerar as três dimensões da sustentabilidade nos processos de inovação, como a Native, empresa que produz alimentos orgânicos de modo rentável usando processos agrícolas e industriais compatíveis com os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme observaram Carvalho e Barbieri (2009). Essa empresa contraria as afirmações de Norman Borlaug, pai da revolução verde e prêmio Nobel da Paz, de que a agricultura orgânica é menos adequada ao meio ambiente, pois, apresentando menor produtividade, requer mais áreas de lavoura para atender a mesma demanda por alimentos (THE ECONOMIST, 2006). A alta produtividade dessa empresa, que garante sua sustentabilidade econômica, foi conseguida por meio de um intenso esforço de inovação em produto, processo, gestão e no modelo de negócio, tais como a eliminação da queimada para o corte da cana, controle biológico de pragas, fertilização orgânica, novos dispositivos em máquinas e implementos agrícolas para evitar a compactação do solo e preservar a biodiversidade terrestre, entre outras. Essas inovações proporcionaram benefícios ambientais, como redução das emissões de gases de efeito estufa, aumento da biodiversidade e redução da necessidade de fertilizantes minerais, que seriam extraídos da natureza e transportados por longas distâncias, consumindo combustíveis fósseis. Também trouxe melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e habitantes do entorno, não contribuindo para a incidência de problemas respiratórios que ocorrem onde o corte da cana é feito da forma convencional (CARVALHO; BARBIERI, 2009).
A partir da compreensão do texto de Barbieri et al., é correto afirmar que:
A empresa Native teve de desenvolver novas competências para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável dos negócios.
A imagem da Native fica fortalecida e pode servir de modelo de sucesso para outras organizações
Desenvolver produtos sustentáveis pode representar uma oportunidade para obter melhores retornos econômicos e financeiros.
Está comprovado cientificamente que a agricultura orgânica traz menor produtividade e maior risco à preservação da biodiversidade.
A Native é um exemplo de integração entre as dimensões econômica, social e ambiental do conceito de sustentabilidade empresarial.
Estão corretas as afirmativas expressas em:
Escolher uma resposta.
a. I, IV e V, apenas.
b. I, II, IV e V, apenas.
c. I e V, apenas.
d. II, IV e V, apenas.
e. I, II, III, IV e V.
Question 2
Notas: 1
Em 2005, a GE criou um programa chamado Ecoimagination para ajudar os seus clientes a reduzir impactos ambientais, especialmente emissão de gases de efeito estufa. Até 2010, espera multiplicar por dois os seus investimentos em tecnologia para a produção de energia limpa, chegando a U$ 1,5 bilhão, e também as receitas advindas de produtos sustentáveis, como turbinas movidas a gás natural. Seus negócios com energia eólica cresceram quatro vezes desde 2001. E, de 2003 para cá, a empresa já comercializou com a China mais de U$ 1 milhão em turbinas menos poluidoras. Vale dizer: a GE já foi considerada a inimiga número 1 do meio ambiente. (Extraída de: VOLTOLINI, Ricardo. Sustentabilidade é inovação e gera resultados econômico-financeiros. Disponível em: http://www.institutobrasilverdade.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2476&Itemid=1. Acesso em: 18/04/2011).
A partir da leitura da situação apresentada sobre a GE, avalie as seguintes afirmativas.
A GE, que era considerada a maior inimiga do meio ambiente, conseguiu reverter a situação por meio de inovação sustentável, que gerou maiores resultados financeiros.
A GE está contribuindo para alcançar os objetivos do Protocolo de Kyoto, ao mesmo tempo em que proporciona o desenvolvimento econômico da
...