Policia Comunitaria
Pesquisas Acadêmicas: Policia Comunitaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 142866 • 9/4/2014 • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 528 Visualizações
3 METODOLOGIA DA PESQUISA
Este capítulo apresenta a metodologia utilizada na construção desta pesquisa por meio de suas etapas, tipo de estudo, natureza da pesquisa, abordagem do problema, instrumento de coleta de dados e as fontes utilizadas na construção deste trabalho. Em sua composição participaram da pesquisa 20 moradores, sendo 10 do Barroso e 10 de Messejana.
3.1 Etapas da pesquisa
Destaque seja dado ao fato de que para a realização de uma pesquisa a mesma deve seguir algumas etapas, a fim de obter o resultado almejado. Assim, esta monografia contou com as seguintes etapas: escolha do tema; coleta da revisão de literatura; elaboração da justificativa; formulação do problema; determinação de objetivos; metodologia; coleta de dados; análise e discussão dos resultados; conclusão da análise dos resultados; redação e apresentação do trabalho científico.
Com relação à definição do tema, o mesmo ocorreu com base no interesse pessoal do pesquisador em aprofundar seu conhecimento sobre o assunto, a partir de pesquisas já realizadas, em estudo da literatura especializada e em sua vivência pessoal e profissional.
A segunda etapa consistiu na revisão de literatura, fase fundamental à pesquisa, uma vez que a mesma forneceu elementos sobre o tema, definindo contornos mais precisos sobre o problema a ser estudado. No caso específico desta pesquisa, a pesquisa bibliográfica abrangeu aspectos inerentes à segurança pública e à polícia comunitária.
Na justificativa o autor refletiu sobre o principal motivo da realização da pesquisa, buscando identificar as principais razões da preferência pelo tema escolhido e sua importância em relação a outros assuntos correlacionados. Desse modo, a pesquisa desenvolvida justifica-se pelo fato de inexistirem estudos específicos publicados no âmbito do Direito que aborde a atuação da polícia comunitária na 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, analisando seus níveis de segurança e o processo de interação da polícia com a comunidade local.
Na quarta etapa ocorreu a formulação do problema a ser pesquisado, investigando-se sobre a importância da atuação da polícia comunitária na 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, analisando seus níveis de segurança e o processo de interação da polícia com a comunidade local, ou seja, ocorreu a reflexão sobre a problemática que se pretendia resolver ao longo da monografia, tentando encontrar uma resposta plausível para ela, uma vez que a pesquisa científica depende da formulação adequada do problema, objetivando buscar sua solução.
A formulação dos objetivos ocorreu na quinta etapa, quando foi demonstrada a intenção do pesquisador em propor a pesquisa, sintetizando o que se pretende alcançar ao final da construção da monografia. Assim, deveriam ser coerentes com a justificativa e com a problemática proposta inicialmente.
Na etapa seguinte foi elaborada a metodologia utilizada na pesquisa, o tipo da pesquisa, seus procedimentos, instrumento de coleta de dados, bem como a abordagem do problema.
Na sétima etapa ocorreu a coleta de dados, onde o pesquisador adotou o questionário estruturado como principal instrumento de coleta.
Na conclusão ocorrerá a sintetização dos dados obtidos com a pesquisa, explicitando se os objetivos foram atingidos, bem como se os pressupostos iniciais foram confirmados ou refutados e, principalmente, ressaltando a contribuição da sua pesquisa para o meio acadêmico ou para o desenvolvimento profissional.
Na última etapa, com todos os dados coletados e o referencial teórico revisto, o trabalho foi escrito, revisado e submetido à banca examinadora.
3.2 Natureza da pesquisa
Diante disso, a pesquisa foi de natureza aplicada, pois, segundo Gil (2001), tem como principal objetivo gerar novos conhecimentos sobre a importância da atuação da polícia comunitária na 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar, analisando seus níveis de segurança e o processo de interação da polícia com a comunidade local, objetivando contribuir com um referencial teórico sobre o tema, assunto este ainda pouco debatido no meio acadêmico, com isso, almeja obter uma aplicação prática direcionada à resolução de problemas específicos.
3.3 Abordagem do problema
A pesquisa foi abordada de forma qualitativa e quantitativa. A pesquisa qualitativa partiu do princípio da existência de uma relação entre as variáveis e o próprio sujeito do estudo, criando um vínculo entre eles. Assim, esse tipo de pesquisa foi utilizado nesse trabalho por permitir a interpretação dos dados com a atribuição de significados mais abrangentes, com o pesquisador comporta-se como intérprete da realidade visto a possibilidade de variação tanto das características quanto
...