Por Que O Contexto Brasileiro Atual é Adverso à Adoção Do Planejamento Estratégico Governamental Como Instrumento De Gestão pública?
Artigo: Por Que O Contexto Brasileiro Atual é Adverso à Adoção Do Planejamento Estratégico Governamental Como Instrumento De Gestão pública?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilonci • 15/12/2013 • 329 Palavras (2 Páginas) • 883 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
PÓS GRADUAÇÃO GESTÃO PÚBLICA
Planejamento estrategico governamental
DANILO DIAS FERNANDES
Por que o contexto brasileiro atual é adverso à adoção do Planejamento Estratégico Governamental como instrumento de gestão pública?
As atividades correspondentes ao planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão pública se desenvolve a partir de um aparelho de estado herdado, o qual teve frenquentemente um caráter demagógico e manipulador. as atividades correspondentes ao PEG busca transformar o Estado em um agente capaz de atender a demandas da população hoje marginalizada.
Fator de suma importância para implantação de um PEG é sua continuidade, contudo constatamos que interesses particulares e partidários tem sobreposto a coerência administrativa da gestão pública, é comum as politicas publicas implantadas pela gestão anterior serem fortemente alteradas ou extintas pela nova gestão, simplesmente por caprichos eleitoreiros.
podermos ainda afirmar que a democracia é uma condição necessária para construir um estado que promova o bem estar das maiorias, contudo temos hoje uma democracia que serve muito mais as classes proprietárias, só com uma maior participação de todos teremos um estado mais igualitário e talvez nos aproximamos de um Estado Necessário.
Segundo O'Donnell (2004) só a democracia aliada a eficiência da burocracia, da efetividade do sistema legal, da credibilidade, e da capacidade de atuar como filtro adequado ao interesse geral da população, pode levar a transformação do Estado Necessário no sentido que almeja a sociedade brasileira.
Hoje temos um Estado formado por órgãos nas diversas esferas excessivamente burocráticos, e como consequência morosos e pouco eficiência na gestão dos recursos, temos um sistema legal extenso, detalhista, abarcando muitos assuntos, mas que pouco alcança os objetivos almejados, a credibilidade sempre desgastada com mais escândalos, e por ultimo o interesse particular sobrepondo o interesse geral da população. Temos um longo caminho a trilhar, precisamos de gestores mais capacitados, de órgãos mais transparentes e tempestivos, precisamos do envolvimento de toda a sociedade civil. o planejamento estratégico governamental é um ferramenta que poder ajudar substancialmente a busca de um Estado Necessário.
...