Processo Contabil Na Empresa Comercial
Artigos Científicos: Processo Contabil Na Empresa Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GlorinhaDiniz • 30/10/2014 • 6.174 Palavras (25 Páginas) • 408 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................4
3 CONCLUSÃO ......................................................................................................23
REFERÊNCIAS ......................................................................................................24
1 INTRODUÇÃO
A empresa Industrial Mardolina S/A, iniciou suas atividades em 01/07/2013, com a produção de camisas e bermudas.
O Sr. Pedro Sucesso, diretor da empresa estava com algumas dúvidas quanto à gestão indústria. Este trabalho tem como objetivo demonstrar para ele qual a melhor forma de se administrar uma empresa.
Iniciei explicando para ele os principais objetivos da contabilidade, que além de gerar informações, permite explicar modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras informações.
Apresentarei aspectos relacionados á Contabilidade Industrial, Sistemas de Acumulação de Custos, Custeio por Absorção e Custeio Variável; Custos Indiretos de Fabricação; Unidades Equivalentes de Produção; Formação do Preço de Venda; Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio; principais tributos, qual a forma de se escolher um bom sistema de informação.
2 DESENVOLVIMENTO
ATIVIDADES CONTABEIS PARA GERIR UMA INDÚSTRIA
A evolução do ambiente econômico e tecnológico tem trazido alguns desafios para o entendimento e a gestão dos negócios, sendo necessárias algumas ferramentas que venham a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Todos os fatos que ocorreram no passado e ocorrem no presente devem ser utilizados como ferramentas para a obtenção de estimativas dos acontecimentos futuros.
A contabilidade é um instrumento de grande importância. Ela é utilizada como importante ferramenta no apoio a gestão dos negócios e pode contribuir para a eficiência operacional da organização, pois auxilia as empresas a coletar, processar e relatar informações para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.
A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.
O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2005, p. 26):
Segundo CMV – Comissão de Valores Mobiliários, o objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
A contabilidade mede os resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.
A cada ano a contabilidade vem evoluindo proporcionando aos seus usuários informações com mais precisão através dos sistemas de contabilidade, patrimônio, contas a receber, contas a pagar. Com apenas um lançamento contábil no sistema de contabilidade geramos os livros, diário e razão, balancete de verificação coisa que no passado era meramente impossível nessa velocidade.
Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões.
A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; a tributação e sua burocracia em nosso país, os diversos sistemas de informações utilizados.
Antes da revolução industrial a contabilidade era essencialmente financeira, com o crescimento do número de empresas industriais, os procedimentos contábeis tiveram que ser adaptados à nova demanda. Nas operações industriais, para o suporte adequado tornava-se necessário fazer um levantamento unitário do produto internamente gerado por meio do processo produtivo, de fato a contabilidade de custos em um primeiro momento, limita-se a função de avaliar os estoques das indústrias, com a dificuldade das operações e a própria evolução natural dos sistemas organizacionais a contabilidade evoluiu na indústria ganhando outras funções, os negócios passaram a crescer e ganham novas necessidades gerenciais “Até a Revolução Industrial no século XVIII, Quase só existia a contabilidade financeira ou a geral, que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais” por (Martins, 2001, p.19).
Vamos esclarecer ao nosso cliente “ Industrial Mardolina S/A”, através de seu presidente o sr. Pedro Sucesso, a melhor forma de se gerir uma empresa.
O Sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. Representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.
O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.
Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos, entretanto apenas alguns são mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção, é o sistema utilizado quando se produz e vende os produtos ou serviços por encomenda de outrem. Neste sistema, os produtos ou serviços são específicos àquele produto ou serviço e os custos de materiais, mão de obra e demais custos a ele atribuídos. Geralmente nesta forma de produção há alguma incerteza quanto ao preço a ser cobrado, visto que faltam à empresa parâmetros de custos prévios.
Custeamento por Processos ou por Departamentos –
...