Projeto Multidisciplinar I Pedagogia
Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar I Pedagogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celva • 5/6/2014 • 1.910 Palavras (8 Páginas) • 542 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
Etapas da elaboração de um projeto pedagógico: 4
O papel do professor frente aos projetos: 5
Currículo da Educação Básica 5
Projetos escolares Transdisciplinares bem Sucedidos 6
PROJETO 7
Referências bibliográficas 10
1
INTRODUÇÃO
A escola nova foi o movimento que na década de 30no Brasil foi uma reação à educação tradicional sendo sua base o silencio e o imobilismo onde o estudo de conteúdos entre a vida e escola eram descontextualizados e descompassado e passou a servir como base para propostas de ensino integrado, entre elas a Pedagogia de Projetos.
Muitos foram os responsáveis que abriram os caminhos para as propostas do ensino integrado.
Alguns deles:
- Pestalozzi e Froebel – sec. XVIII – apontam a necessidade de uma educação voltada para os interesses e necessidades infantis.
- Dewey – dec. 20 – foca na preocupação de tornar o espaço escolar vivo e aberto ao real.
- Freinet – dec. 30 – propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação.
- Paulo Freire – dec. 60 – introdução do debate politico e da realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores.
Hoje temos o objetivo do desenvolvimento integral dos alunos em todo âmbito, para isso, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados por todos em nosso tempo. Todas as questões externas a escola tem que ser levadas em consideração.
O projeto educativo é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas, possibilitando assim, que os alunos ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social.
Com o projeto educativo há uma possibilidade de evitar que os alunos entrem em contato com os conteúdos e disciplinas a partir de conceitos abstratos e do modo teórico. Sendo assim, os conteúdos deixam de ter um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade de forma critica e dinâmica.
Os projetos pedagógicos geram necessidades de aprendizagem de novos conteúdos que poderão ser aprofundados, sistematizados em módulos de aprendizagem que, por sua vez, irão repercutir sobre as situações e intervenções dos alunos em outras situações da vida escolar.
Etapas da elaboração de um projeto pedagógico:
- terminar com o grupo a temática a ser estudada e os princípios direcionados.
- planejar e organizar ações
- divisão os grupos
- definição dos assuntos a serem pesquisados
- procedimentos
- delimitação do tempo de duração.
- socializar periodicamente os resultados obtidos nas pesquisas (identificação de conhecimento construído)
- estabelecer com o grupo critérios de avaliação
- avaliar cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários
- fazer o fechamento do projeto propondo uma produção final, como elaboração de um livro, apresentação de um vídeo, uma cena de teatro ou uma exposição que de visibilidade a todo processo vivenciado e possa servir de foco para outro projeto educativo.
Esta forma de organização de saberes que vai se construindo como uma rede, sensibiliza alunos e alunas para aquilo que lhes interessa ou preocupa, legitimando a função social da escola. Possibilita a validade do conhecimento aprendido, resultando em uma melhor decisão para a qualidade de vida na sociedade e reconhece o sujeito cidadão, capaz de se inserir no pensamento coletivo para o compartilhamento de espações e serviços comuns.
Incluir o aluno na analise e na decisão, de questões que lhe dizem respeito, contribui para o desenvolvimento consciente de sua cidadania. A escola, em particular, é o lugar para oportunizar este tipo de aprendizagem: o exercício da tomada de decisões, tanto individuais quanto coletivas. Ao refletir sobre suas próprias concepções, o aluno amplia seu repertorio de alternativas para uma determinada situação e provoca a desestabilização de seus critérios de inserção na coletividade.
O papel do professor frente aos projetos:
- é o pesquisador da realidade e conduz os alunos ao exercício da observação, percepção, analise e criatividade
- compreende sua responsabilidade social e investe na interação
- sabe como se constrói um conhecimento e planeja levando em conta o aluno real
- avalia permanentemente sua pratica e a modifica
- é comprometido com novos paradigmas que orientam o pensar pedagógico
- é um observador constante e atento, mediando as ações e interagindo com seus alunos.
É importante ressaltar que não há um método ou uma formula pronta para desenvolver projetos, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao ensinar e aprender. Esta será sempre uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos são importantes parceiros e colaboradores.
Currículo da Educação Básica
O tema escolhido para este projeto é o Meio Ambiente. Com o título “Salve a Natureza” pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.
Conforme a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, no Art. 16, determina que os
...