Pt Seminário Individual
Casos: Pt Seminário Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianargsr • 20/6/2013 • 2.605 Palavras (11 Páginas) • 328 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO 4
3 PATRIMÔNIO 5
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS 6
5 ANÁLISE DE MERCADO 8
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 10
7 ESTRUTURA DE MERCADO 12
8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 13
9 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo abordar os aspectos principais do tema proposto, sendo que o contexto empresarial e seus conteúdos tem uma enorme importância ao estudante de ciências contábeis e ao empresário que deseja iniciar suas atividades.
Serão abordados os conceitos da função administrativa, as principais mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes e origens de recursos, capital social, capital de terceiros, análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio de mercado, estrutura de mercado e contabilidade social como ferramenta de informação para responsabilidade social; desenvolvendo a necessidade de se obter, um grande conhecimento de mercado, a fim de não se cometer erros administrativos que podem levar o iniciante de uma atividade empresarial ao sucesso profissional ou até mesmo a falência.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Seu precursor Henri Fayol vivia no início do Século XX, no qual fundou as teorias clássicas da administração que foram aperfeiçoadas nos últimos anos: planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Um século se passou e os princípios foram adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas, são elas:
Planejamento é definir precisamente os resultados desejados, entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento, sendo considerada a principal dentro do processo administrativo.
Organização é ordenar os recursos necessários á execução do trabalho, coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, de como a empresa irá se estruturar.
Direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado.
Controle envolve o processo de monitoramento das atividades, tendo a certeza de estão sendo realizadas como planejado e corrigir quaisquer desvio.
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
A administração bem como suas funções sofreram constantes mudanças ao longo do tempo, com o surgimento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira, as teorias assim como a prática se adaptaram a uma nova realidade administrativa.
3 PATRIMÔNIO
O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa, composto de valores a receber (ou dinheiro a receber). Em contabilidade são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. Por exemplo, se você disser que tem como patrimônio um veículo e não fizer referência à dívida com o banco financiador (em caso de ter sido adquirido através desse sistema de crédito), sua informação é incompleta e pouco esclarecedora. Na contabilidade, a palavra patrimônio tem sentido amplo, por um lado significa o conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa; por outro lado inclui as obrigações a serem pagas.
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
Bens e Obrigações (a serem pagas)
Direitos (a Receber)
Conceitos de Patrimônio:
1) Conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. (José Carlos Marion).
2) Conjunto de riqueza de propriedade de alguém. (Padoveze)
3) Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidade (empresas, organizações, poder público) e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. (José Manoel da Costa)
4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS
No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes: recursos próprios, recursos de terceiros, a constituição de uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica.
4.1 - CAPITAL SOCIAL
É o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa, enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser baseado em um plano de negócios elaborado pelos interessados previamente. Uma vez definido é necessário constituir a nova empresa, os futuros sócios que deverão estipular qual a parcela que caberá a cada um. O capital social será previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.
4.2 - CAPITAL DE TERCEIROS
Representam os recursos provenientes de terceiros (fornecedores, credores) para a aquisição de ativos de propriedade da empresa. Este capital incorporado corresponde aos investimentos feitos na empresa. Por exemplo, uma companhia que compra móveis a prazo, o saldo da conta credores representa o capital de terceiros.
Necessidade:
Toda entidade, teoricamente, necessita de recursos provenientes de terceiros; inexistente, praticamente, uma que possa dispensá-los em qualquer momento.
Vantagens:
...