Quais As Competências E Habilidades Do Engenheiro No Mercado De Trabalho Atual?
Trabalho Escolar: Quais As Competências E Habilidades Do Engenheiro No Mercado De Trabalho Atual?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuRossi • 25/11/2014 • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 503 Visualizações
Faro- Faculdade de Roseira
Amanda Batista, Hellys Gabriel, Juliana Barbosa,
Lucas Augusto, Matheus Machado
Competências e habilidades para o engenheiro no mercado de trabalho
O engenheiro no mercado atual
Roseira
2014
2
Amanda Batista, Hellys Gabriel, Juliana Barbosa,
Lucas Augusto, Matheus Machado
Relatório de pesquisa apresentado como
requisito parcial para a aprovação na
disciplina de metodologia de pesquisa e
Tecnológica.
Orientador: Profa. Ms. Gissele Banafé
Costa de Abreu.
Roseira
2014
3
RESUMO
Discute- se metodologias para consultar o mercado de trabalho quanto ao perfil de formação esperado para engenheiros. Exemplos de aplicação destas metodologias são apresentados através de várias ferramentas de pesquisa, sendo elas: jornais, revistas, sites de busca, entrevistas e questionários com profissionais do ramo, mostrando- se o tipo de resultado obtido.
Palavras- chaves: engenheiros, perfil de formação, ferramentas de pesquisa, resultado.
4
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ___________________________________________ 5
2 DESENVOLVIMENTO ____________________________ 6
2.1 REVISÃO DE LITERATURA _____________________ 6
2.2 METODOLOGIA ________________________________ 7
2.3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS__ 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ________________________13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _________________ 14
5
INTRODUÇÃO A primeira ideia que vem a cabeça quando alguém menciona a palavra engenharia é de uma profissão árdua e difícil. Ou seja, um bicho de sete cabeças. Pois essa visão distorcida da realidade, aliada ao mau preparo dos alunos de ensino médio nas disciplinas de física, química e matemática, tem levado a uma fuga dos estudantes para carreiras ditas mais interessantes como as tradicionais, medicina, economia, arquitetura e direito. Por conta disso, o Brasil enfrenta hoje um grave problema: a falta de engenheiros preparados e qualificados num mercado cada vez mais carente desse tipo de profissional.
Ele precisa desenvolver características e habilidades para trabalhar em grupo, liderar pessoas, trabalhar com diversos tipos de conflitos e pressões.
Assim, as empresas vão moldando o perfil desse profissional ao mesmo tempo em que as mudanças vão alterando o seu comportamento e desenvolvimento.
De acordo com o Engenheiro de Produção Moraes M.C. o mercado de trabalho está exigindo um profissional capaz de continuar aprendendo, participando e interagindo com os outros e, principalmente, um indivíduo capaz de sentir-se feliz como pessoa e como profissional, vivendo num mundo em permanente mobilidade e evolução. Ainda, que deve ser um cidadão com um potencial cognitivo ampliado, versátil, autônomo, capaz de transitar, emocional e intelectualmente pelos diversos caminhos da sociedade do conhecimento, que possua visão de totalidade, associada à formação de competências básicas, com os pré-requisitos necessários para que seja membro de uma cultura pós-moderna, capaz de integrar um sistema produtivo, ser consumidor consciente e tomar posse de informações presentes no mundo que afetam sua vida como cidadão ou cidadã.
As competências e habilidades que o mercado deseja é um parâmetro importante pra definir, não só os conteúdos, mas também a metodologia utilizada para a formação do principal produto da universidade, o cidadão, neste caso o engenheiro.
6
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 REVISÃO DE LITERATURA
A profissão de engenheiro está diretamente associada a esse processo de evolução. Antes dele, as funções conceituais e de projeto eram competência do profissional do oficio, do mesmo modo que as funções de estimular as artes industriais mediante inovação (BRAVERMAN, 1974, p.118).
No que diz respeito a engenharia, o raciocínio analítico, bem como a competência para a resolução de problemas de ordem técnica ou não, deve ser desenvolvido ao longo de sua formação.
No contexto atual, o ensino de engenharia no Brasil, como parte do cenário mundial, demanda o uso intensivo da ciência e tecnologia exigindo profissionais altamente qualificados. Fleury e Fleury (2004) afirmam que a qualificação pode ser definhada “pelos requisitos associados à posição, ou ao cargo, pelos saberes ou estoque de conhecimentos da pessoa, os quais podem ser classificados e certificados pelo sistema educacional” (FLEURY; FLEURY, 2004, p.28).
Simon et al (2002) afirma que os futuros engenheiros devem ter uma formação
sólida, sendo capazes de apresentar um bom domínio das teorias fundamentais, dos métodos e ferramentas mais usadas nas engenharias. Porém, apenas ter um bom domínio dos conteúdos tradicionais tornou-se uma condição necessária, mas não suficiente para o exercício desta profissão (MCNALLY apud HUXHAM e LAND, 2000; ROMPELMAN, 2000; LINSINGEN et al, 1999).
Abaixo, segue uma listagem das habilidades, competências e atitudes necessárias ao exercício da profissão de engenheiro, segundo um artigo elaborado por R. S. Ferreira, sendo características que o aluno deve buscar desenvolver e exercitar para ser um profissional desejado pelas empresas:
• Ser portador de conhecimentos sólidos das ciências básicas, para a compreensão das novas tecnologias; • Ser capaz de atuar em equipes multidisciplinares, envolvendo especialistas tanto das ciências básicas quanto das ciências aplicadas; • Estar convencido da realidade da educação continuada para acompanhar a dinâmica das novas tecnologias;
7
• Ser capaz de projetar e conduzir experimentos e, com visão
...