Qual A Taxa Necessária Para Um Capital Duplicar Em 3 Anos E 4 Meses?
Exames: Qual A Taxa Necessária Para Um Capital Duplicar Em 3 Anos E 4 Meses?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yeshua001 • 1/4/2014 • 1.336 Palavras (6 Páginas) • 637 Visualizações
A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR AGREGADOR DE UMA CADEIA PRODUTIVA
1- Resumo
O cenário mundial dos negócios atualmente mostra uma competição nunca antes imaginada. Desenvolvimentos econômicos e tecnológicos estão aumentando a vantagem competitiva das empresas capazes de identificar e explorar inter-relações entre negócios distintos. Pensar estrategicamente é tomar decisões entre diversas alternativas, conciliando-as com as habilidades e características próprias da organização. A gestão estratégica de uma cadeia produtiva pode ajudar determinada organização a superar os concorrentes e se manter, ou até aumentar o retorno esperado, prolongando sua permanência no mercado. Este trabalho tem como objetivo avançar na pesquisa sobre integração de uma cadeia produtiva, analisando o inter-relacionamento entre os elos de uma cadeia, explorando a gestão do conhecimento como fator estratégico de disseminação do conhecimento entre unidades empresariais no curso da cadeia produtiva. A necessidade do relacionamento entre empresas diferentes, a partilha do conhecimento, o desenvolvimento conjunto de tarefas são questões ainda incipientes a serem exploradas pelas cadeias de valores e, desta forma, merecedoras de discussões e estudos.
2- Introdução
Com a evolução da dinâmica de mercado, ficou impossível administrar, considerando apenas um enfoque voltado para dentro da organização. A evolução do ambiente competitivo, ocasionada pela democratização da informação, provocou o surgimento das novas técnicas administrativas, visto que tornou-se insustentável administrar utilizando sistemas de gestão que não contemplassem as modificações havidas no mercado.
Na estrutura da gestão estratégica de custos, gerenciar o negócio com eficácia exige um enfoque amplo, externo à empresa. PORTER (1985) chamou este enfoque de cadeia de valor. A cadeia de valor de qualquer empresa, em qualquer setor, é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue nas mãos do consumidor.
Explorar as ligações com o cliente é a idéia-chave que está por trás do conceito de custeio do ciclo de vida. Em um passado recente, as empresas podiam conviver com a preocupação do dia-a-dia de seu parque fabril, porém, devido ao desenvolvimento dos mercados, a competição tornou-se mais agressiva, obrigando as empresas cada vez mais a se preocuparem com o mercado como um todo, tendo que gerir seus negócios de forma global, reativa e proativa, considerando os fatores internos e externos à empresa.
Para gerenciar a cadeia de valor como um todo, a gestão do conhecimento é um fator essencial para que se obtenha a rentabilidade esperada. Para HAMEL & PRAHALAD (1997), as estratégias devem estar embasadas na exploração das competências essenciais na organização, como forma de criar o futuro.
Este trabalho pretende pesquisar a gestão do conhecimento com o intuito de integração da cadeia de valor, pois a sinergia de competências específicas é uma experiência nova para a gestão da cadeia de valores de um segmento da indústria, a qual necessita de formulação de teorias novas, de gestão criativa de cooperação.
3- Justificativa
A gestão do conhecimento, nos dias de hoje, cada vez mais passa a ser uma peça fundamental na gestão estratégica das organizações. O conhecimento movimenta-se pelas organizações. Ele é intercambiado, comprado, descoberto, gerado e aplicado ao trabalho. Ao contrário do conhecimento individual, o conhecimento organizacional é altamente dinâmico, é movido por uma variedade de forças. Se quisermos que o conhecimento se movimente e seja utilizado de maneira mais eficaz, precisamos entender melhor as forças que o impelem.
Na gestão estratégica da cadeia de valor como um todo, a gestão do conhecimento passa a ser um diferencial na obtenção de vantagem competitiva, se as empresas conseguirem identificar e apropriar-se das habilidades essenciais intrínsecas em cada elo de toda a cadeia. Identificar capacidades nas organizações é um processo complicado e, quando se fala em gestão integrada da cadeia produtiva, o tema se torna muito mais complexo.
Esta pesquisa justifica-se pela possibilidade de identificar procedimentos e técnicas das quais as empresas poderão se apropriar para poderem fazer frente aos novos desafios que a gestão estratégica da cadeia de valor provocará.
4- Objetivos
Este trabalho tem como objetivo pesquisar a gestão do conhecimento no seu estado da arte, através dos vários enfoques analisados por alguns dos principais pesquisadores do tema, apresentando cada um dos conceitos fundamentais, posicionados como meios para que a gestão estratégica possa extrapolar as fronteiras de uma unidade fabril, pelo gerenciamento de uma cadeia de valor como um todo. Utilizando-se da gestão do conhecimento como fator agregador e diferenciador competitivo, este trabalho investigará meios para operacionalizar a disseminação do conhecimento ao todo da cadeia de valor, procurando, assim, aumentar o nível de consciência da cadeia como um todo.
5- A Gestão Estratégica de uma cadeia produtiva
O mundo dos negócios mudou qualitativamente desde o final da década de 1980, com conseqüências profundas: a abertura de mercados, a concorrência global, a desregulamentação generalizada de vários setores e a disponibilidade
...