Questionário Unidade I - Ciencias Sociais
Pesquisas Acadêmicas: Questionário Unidade I - Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ggabrielbarros • 23/9/2014 • 2.216 Palavras (9 Páginas) • 1.242 Visualizações
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Correta
A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:
I - A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.
III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
IV - A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta Selecionada:
Corretaa.
I e III
Respostas:
Corretaa.
I e III
b.
II e III
c.
II e IV
d.
I, II e IV
e.
I, III e IV
Feedback da resposta:
Somente as afirmativas I e III estão corretas. A Sociologia surgiu em decorrência da Revolução Industrial para compreender os problemas sociais gerados pela afirmação do capitalismo. A Sociologia não procura compreender a sociedade feudal, e sim a sociedade moderna, tendo como referência o racionalismo e cientificismo e como forma de se opor a teologia como fonte de explicação dos problemas sociais.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Correta
O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu “O Príncipe”, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.
“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverência.” (“O Príncipe”, Maquiavel)
A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
Resposta Selecionada:
Corretac.
Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.
Respostas:
a.
As formas do poder político variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
b.
É necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
Corretac.
Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem se restringir a seus respectivos papéis.
d.
O poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
e.
Um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.
Feedback da resposta:
Opróprio fragmento anterior indica que se trata que o governante e o governado devem exercer os seus papéis. O trecho indica que o súdito deve manter a reverência ao governante. Nesse sentido, as demais alternativas estão incorretas, pois não se trata da alternância do poder.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Correta
“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS. “O que é Sociologia”. São Paulo: Brasiliense, 1992) .
A partir do fragmento anterior, qual a função da Sociologia?
Resposta Selecionada:
Corretad.
Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
Respostas:
a.
Investigar os problemas sociais para contribuir para que o parlamento tenha posições políticas isentas.
b.
Investigar os problemas sociais tendo como referência as explicações religiosas.
...