TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes Do Ava

Ensaios: Questoes Do Ava. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos, Utilização da Informação e Introdução aos relatórios Contábeis.

Contabilidade: Sistema de informação (conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.) e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, devendo ser considerada a visão do que seja econômico para a contabilidade (demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.) financeira (fluxos de caixa, capital de giro, etc.); física (complemento aos valores monetários: quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa.) e de produtividade (refere à utilização mista de conceitos de avaliação, financeiros e quantitativos, físicos, como: receita bruta per capita, depósitos por cliente) aos seus usuários.

Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade.

Usuários preferenciais ou externos Usuários secundários

Acionistas; Fixo;

Credores em geral e emprestadores de recursos; Administradores da entidade.

Integrantes do mercado de capitais.

“Significa que a Contabilidade não fornece dados interessados, mas sim que o faz de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado, colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios, sendo então desenhado o Plano e Manual de Contas para contabilização sistemática das operações rotineiras de entidade, ao mesmo tempo em que são delineados os principais tipos de relatórios (demonstrações) que devem sair do processo contábil”. (MARION, 2011, p. 19).

Objetivo principal da contabilidade nada mais é que permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma devendo contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.

A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

Semelhanças existentes na vida Financeira particular e a de uma empresa.

“As finanças podem ser definidas como a arte e a ciência de gerenciamento de fundis. Virtualmente todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem dinheiro. As finanças lidam com o processo, as instituições, os mercados e os instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre indivíduos, negócios e governos” (GITMANN, 2001, p. 34).

Finanças empresariais: Uma empresa representa um conjunto de recursos originados de diversas fontes, tais como: os acionistas, que investem em ações, os credores que financiam suas operações e os lucros que ficam retidos ao longo do tempo. Toda empresa é constituída com objetivo predeterminado. Este objetivo ou meta pode variar de acordo com o tipo de empresa. Em geral dentro de uma visão escrita mente financeira, o principal objetivo de uma empresa é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com