RELAÇÃO DE CONTAS PATRIMONIAIS
Dissertações: RELAÇÃO DE CONTAS PATRIMONIAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drizeto • 9/3/2014 • 2.497 Palavras (10 Páginas) • 352 Visualizações
EDUCACIONAL – UNIDERP UNIDADE PIRITUBA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS – CIÊNCIAS SOCIAIS
São Paulo
Novembro/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 CONCEITO DE CULTURA 5
1.1 CULTURA NA FILOSOFIA..... .............................................6
1.2 CULTURA NA ANTROPOLOGIA 6
1.3 CULTURA POPULAR 7
2 O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE 7
3 AS INTERAÇÕES SOCIAIS 8
4 DESIGUALDADE SOCIAL 9
5 A RELAÇÃO ENTRE O MEIO AMBIENTE E O HOMEM 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Lista de Figuras
Figura 1 - Contraste 10
Figura 2 - Contraste 10
Figura 3 - Desigualdade Social 11
INTRODUÇÃO
No presente trabalho sobre Ciências Sociais, o nosso intuito é a objetividade na apuração. Mas que pode ser prejudicada pelo fato de o investigador poder projetar na investigação da realidade social, e interpretação dos fatos sociais, a sua opinião e razões de natureza ideológica.
Esta organizado em 5 capítulos. No capítulo 1 julgamos fundamental o conceito geral de cultura, pois atualmente é um tema presente e muito polêmico. Nos capítulos 2 e 3 demonstramos maiores detalhamentos dos conceitos através de exemplos recentes e extraídos do cotidiano e do filme de Elio Petri filma "A Classe Operária Vai Ao Paraíso". No capítulo 4 relacionamos a desigualdade e o planejamento. Defendemos a importância do planejamento e ressaltamos a importância do Estado como uma das formas de solução de amenizar as desigualdades, dentro da perspectiva do desenvolvimento e assim sucessivamente o capítulo 5 foi introduzido para tratar da temática do meio ambiente e a população para o desenvolvimento sustentável.
A metodologia utilizada foi através de sites e pesquisas bibliográficas, enriquecida com alguns filmes, documentários e vídeos na internet.
1 CONCEITO DE CULTURA
O estudo da Cultura hoje assume um aspecto muito importante de valorizar o próprio ser humano em toda a sua diversidade.
É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.
A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para uma pode ser repugnante ou repulsivo para outra.
Cultura do ponto de vista formulado por Edward B. Taylor em 1871, que afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
E de acordo com essa conceituação inicial, podemos detalhar o conceito chegando a algumas conclusões acerca de cultura.
Em primeiro lugar, podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.
Em segundo lugar, devemos entender que cultura compreende a totalidade das criações humanas. Inclui ideias, valores, manifestações artísticas de todo o tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, construções etc.
Em terceiro lugar, é uma característica exclusiva das sociedades humanas. Os animais são incapazes de criar cultura.
Cultura é cultivar, o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
A cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamento, símbolos e praticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Em biologia a cultura é uma criação especial de organismo para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo. A cultura é o conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar dos anos ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento dos ser humano.
1.1 CULTURA NA FILOSOFIA
Em filosofia a cultura é explicada como o conjunto de manifestações humanas que contratam com a natureza é interpretação pessoal, porém coerente a realidade acultura na filosofia envolve sempre uma exigência global e uma justificativa satisfatória.
Podemos dizer que há uma cultura quando essa interpretação pessoal e global se liga a um esforço de informação no sentido de aprofundar a posição adotada de modo a poder intervir em debates, essa dimensão pessoal da cultura, como síntese ou atitude interior, é indispensável.
1.2 CULTURA NA ANTROPOLOGIA
A compreensão da cultura na antropologia é total de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humanos. A cultura como antropologia procura alcançar ou representar, a saber, experiente de uma comunidade ter apreendido através da organização de seu espaço, na ocupação de seu tempo, na manutenção de defesa das suas formas de relação humana e conceitos médios, chegando aquilo a que podemos chamar a sua alma cultural no sentido das normas de condutas ideais estéticas e formas de apresentação, tudo concebido a sua medida. Obtém esses resultados no cotidiano tanto fortuito como regular, como ainda nas suas expressões de festa, homenagem e sacrifício.
1.3
...