Relatório De Estágio II
Artigos Científicos: Relatório De Estágio II. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoanJett • 16/3/2014 • 904 Palavras (4 Páginas) • 801 Visualizações
INTRODUÇÃO
Conhecendo a história da instituição – seu contexto sócio histórico
A Escola Municipal Dalva de Oliveira está localizada na Estrada Manoel Nogueira de Sá, s/n, Realengo, Rio de Janeiro. Funciona neste local pela demanda de vagas no bairro residencial com grande crescimento.
Quanto a data de criação e início do funcionamento alguns funcionários acreditam ter cerca de trinta anos. O prédio atual sofreu várias reformas para comportar novas janelas, aparelhos de ar condicionado e rebaixamento de PVC para deixar o ambiente melhor climatizado. Os terrenos ao entorno da escola foram adquiridos cerca de vinte anos após o funcionamento. Dessa forma foi possível ampliar os níveis de escolaridade atendidos. Inicialmente possui somente o Ensino Fundamental I (antigo primário), em seguida contou com o Ensino Fundamental II (antigo ginásio) e a poucos anos passou a oferecer a Educação Infantil. No turno da noite funciona o Ensino da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos – para atender aos jovens trabalhadores e adultos que não puderam concluir os estudos.
A escola é composta por um prédio principal que contém o refeitório, cozinha, banheiros, sala da direção, sala dos professores e almoxarifado no térreo, nos dois andares seguintes possuem salas de aula para o Ensino Fundamental II. Através de corredores temos acesso aos prédios do Ensino Fundamental I e Educação Infantil.
A escola possui duas quadras esportivas em boas condições de conservação, parquinho e amplo espaço para lazer com árvores e outras plantas ornamentais. Para a Educação Infantil há um parque dentro do prédio em anexo com brinquedos como pula-pula e piscina de bolinhas adaptados ao tamanho de crianças de três a cinco anos. Não tive acesso à biblioteca e salas de vídeo e laboratório de informática, pois estavam em manutenção.
A escola possui dezenove salas de aula, sendo no Ensino Fundamental I sete turmas pela manhã: Aceleração 1A, Aceleração 2 e turmas do primeiro ao quinto ano e à tarde possui: Aceleração 1B, Realfabetização 1, primeiro ao quinto ano.
A quantidade de alunos por série está distribuída na tabela a seguir:
Quantidade de alunos por série
Aceleração 1A 24
Aceleração 2B 18
Aceleração 2 28
Realfabetização 1 12
1º Ano 53
2º Ano 57
3º Ano 74
4º Ano 65
5º Ano 76
Fonte: Site da Secretaria Municipal de Educação- SME
A partir dos dados da tabela podemos concluir que o Ensino Fundamental I possui quatrocentos e sete alunos matriculados. Sendo oitenta e dois alunos em turmas especiais, são os detectados com maiores dificuldades de aprendizagem e trezentos e vinte cinco alunos no ensino regular.
Cada turma possui um único professor de segunda a quinta que ministra aulas de português, matemática, estudos sociais e ciências. As sextas esses professores realizam seus planejamentos e os alunos têm outros professores: como de língua inglesa ou espanhola, de informática, de artes e de educação física. As aulas são montadas em formato de oficinas e não possuem dia ou horários fixos.
Não consegui contato com muitos professores, mas através de conversas informais, obtive a informação que a maioria possui ensino
...