Relatório Estagio Sociologia
Por: Suzi Matias • 29/5/2022 • Relatório de pesquisa • 4.090 Palavras (17 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 REGIMENTO ESCOLAR 11
3 PLANO DE AÇÃO 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
https://www.passeidireto.com/arquivo/84990978/relatorio-de-estagio-adaptado-covid-19-gestaoREFERÊNCIAS 19
Observações:
- Deverão ser mantidos no Relatório apenas os itens correspondentes ao estágio realizado no semestre, conforme Plano de Trabalho disponível no AVA.
- Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar o sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar o índice inteiro”.
INTRODUÇÃO
Neste relatório, serão discutidos os resultados e documentações referidos ao estágio curricular obrigatório III de Gestão Educacional e Espaços não Escolares, devido a complexidade do momento que estamos vivendo uma pandemia de Covid-19 tivemos todo o suporte e materiais em vídeos e texto para que através dos mesmos fosse possível a realização desse relatório de estágio, Mesmo com a delicada situação que vivenciamos foi possível compreender que o ato de ensinar envolve não apenas ações pedagógicas mas também administrativas, onde é necessário um trabalho em conjunto para que haja sucesso na instituição de ensino de forma geral, sempre buscando como primordialmente o melhor para os alunos. O planejamento e dedicação de todos os envolvidos é extremamente importante para uma gestão exemplar, onde deve haver planejamento, conhecimento, responsabilidades e muita dedicação de todos.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Na década de 90 fortemente pressionado por órgãos internacionais como Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Banco Mundial, foi convocada a Conferência Mundial de Educação para Todos em que foi criado o Plano Decenal de Educação para Todos (1993-2003)em que foi previsto uma serie de reformas buscando a melhoria na qualidade de ensino, entre essas reformas destaca-se como a estratégia mais buscada a descentralização dos processos de gestão educacional.
Segundo Oliveira (2010) buscando uma melhoria na qualidade de ensino uma gestão democrática como estratégia visando assim maior autonomia nas escolas, porém por conta da falta de estrutura ocasionou numa sobrecarga de demandas administrativas.
O banco mundial desde 1970 exercia forte influência e cooperação técnica e financeira no Brasil no que tange as políticas educacionais desde 1970, ainda” em 1996 já se discutia o papel estratégico do Banco Mundial ao influenciar as políticas educacionais naquele momento conjuntural em que as políticas neoliberais no Brasil ganhavam fôlego” (BERNARDO, BORDE E CERQUEIRA apud HADDAD 2008 p10).
No Brasil ainda na década de 90 foi estabelecida a gestão democrática juntamente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, na qual “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades” (BRASIL, 1996).
O documento de maior importância da Educação Brasileira é a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN ou LDB nº 9394/96), que especifica que os sistemas de ensino possuem a responsabilidade de na elaboração do seu PPP, de acordo com as necessidades de todos os que fazem parte da comunidade escolar. Conforme a LDBEN há dois princípios norteadores que estipulam que os profissionais da educação participarão na elaboração do PPP e devem ter também a participação da comunidade escolar em local de conselhos escolares.
Tais princípios precisam ser aplicados de forma prática nas unidades escolares, e para tal o maior desafio é organizar políticas públicas que consigam ir de acordo com o que determina a LDBEN nº 9394/96. Um dos pontos da gestão escolar democrática é a eleição para diretor e reitor, por seus responsáveis legais ou os próprios alunos, que tem direito escolher o diretor/reitor. A luta dos docentes, funcionários e estudantes pela qualidade educacional que procuram melhores remunerações, ambientes adequados com ambientes propícios para aprendizagem, são avaliados pontos básicos para a democracia e melhoria da qualidade nas escolas públicas. Essa luta está na pauta governamental, considerando uma metodologia de disputas que abrange a temática, a Conferência Nacional de Educação (CONAE), de 2010, trouxe contribuições dos habitantes em todo território nacional discutiu a democracia dentro das escolas brasileiras
CONHECER A FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar
O PPP é abreviação do Projeto-Político Pedagógico, portanto é o documento de maior importância na escola, sendo responsável por nortear ou direcionar a escola e a comunidade escolar nas atividades a serem devolvidas dentro das esferas pedagógicas e administrativas.
Tal documento deve ser elaborado por todos os atores da comunidade escolar
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?
...