Rescrutamneto
Tese: Rescrutamneto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FilipeMarques88 • 30/11/2014 • Tese • 515 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
“Como vou escolher um colaborador? Como vou saber que é o certo? Que não fiz a escolha errada? Eu quero um trabalhador a longo prazo que mostre as competências necessárias para ocupar determinada função.” É a esta retórica que o presente relatório pretende dar resposta.
A presença de uma economia em crescente globalização, em rápida mutação e orientada cada vez mais para a especificidade de cada cliente em particular, faz com que as pessoas tenham de possuir uma maior flexibilidade e capacidade de inovação para se manterem competitivas.
É aqui que a gestão de recursos humanos ganha força e importância dentro das organizações, uma vez que as pessoas são um fator cada vez mais importante e fazem a diferença no que se refere ao sucesso das mesmas (organizações). Para que esta variável seja de diferenciação é essencial recrutar e selecionar ética e criteriosamente.
Nem sempre, ou nunca, foi fácil escolher a pessoa certa para o lugar certo, o que faz com que o processo seletivo de pessoal seja fundamental para o crescimento de qualquer organização. Devido à importância do recrutamento e da seleção, atualmente existe um conjunto de ferramentas que permite ao gestor de RH ser eficaz e eficiente, como é o caso do Resourcing ( o profissional de RH perante uma vaga, em vez de se limitar a avançar com um recrutamento, analisará a necessidade e procurará a solução mais eficaz ), que pode ditar a necessidade de se efetuar um recrutamento interno, externo ou misto, mediante a análise de todos os prós e contras, e como também é o caso do TRM – Talent Ralationship Management – que tenta garantir os talentos certos no momento certo.
Outras novas tendências do recrutamento, para além das tradicionais, têm despontado no mercado organizacional e têm tido uma importante relevância, pois o leque de diferentes candidatos para as mais variadas áreas e funções é cada vez maior. Falo por exemplo do recrutamento on-line, do social recruitment que hoje em dia é fundamental devido à grande aderência às redes sociais, e também do executive search.
Na fase de recrutamento é necessário o profissional de RH elaborar a análise e a descrição de funções, tendo em conta os parâmetros definidos e elaloborar o perfil pretendido. No perfil é essencial ter em consideração as soft skills, que são de extrema importância pois potenciamas capacidades técnicas dos profissionais, complementando-as ( hard skills ). As soft skills poderão ser o filtro na na altura da seleção do (s) candidatos (as) .Estas ferramentas e estes parâmetros vão ajudar a que se faça uma seleção mais criteriosa, escolhendo os melhores. E para escolher os melhores e os mais talentosos é necessário atraí-los e retê-los. De que forma? O empregador tem de ter práticas de “employer branding” e assim ser atrativo e com bons ofertas de bons salários, boas perspetivas de desenvolvimento de carreira, muitos benefícios, os chamados “ fringe benefits”, bom ambiente de trabalho, boa imagem no mundo organizacional, entre outros.Esta é uma fase fulcral nas organizações, pois atrair e reter os talentos é o segredo para se estar mais próximo do sucesso e da diferenciação.
...