Resenha - A História das coisas
Por: Nhadin • 14/12/2017 • Resenha • 570 Palavras (3 Páginas) • 1.103 Visualizações
Descrição da tarefa: Elaboração de um texto (2 a 3 laudas) sobre o documentário “A história das coisas” de Annie Leonard.
Referências Bibliográficas: LEONARD, Annie. The Story of Stuff. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs. Acesso em: 20 novembro 2013.
O documentário apresentado pela ambientalista Annie Leonard “The Story of Stuff” procura fazer uma crítica à sociedade extremante consumista e demonstrar o descarte dos produtos que compramos, ocasionando o acúmulo excessivo de lixo que agride o meio ambiente e reflete na sociedade. Tem-se em evidência a crítica à sociedade norte-americana, pois é uma das que mais influencia o processo de consumo, este é tão grande que se presume a existência de três planetas, enquanto na realidade só existe apenas um.
É totalmente reflexivo e procura orientar a população dos riscos do elevado consumo tendo como consequência os impactos ambientais que afetam o planeta e seus recursos naturais, tais como a terra, o solo, o ar e a água. Cerca de 80% das florestas estão sendo devastadas, a natureza sente os efeitos e implora proteção.
“História das coisas” cita o sistema linear, o qual se vive numa sociedade capitalista. As etapas da extração, produção, distribuição, consumo e tratamento do lixo são explicadas e detalhadas, no qual o destino final é sempre a exploração dos países subdesenvolvidos na busca pela matéria prima encontrada nos mesmos, resultando na degradação do ambiente e dos ecossistemas. Na produção, as corporações exercem um papel importante em relação ao consumismo exacerbado da população. As empresas produzem cada vez mais para atender a todos; os anúncios publicitários são a prova da influencia midiática, pois induzem os consumidores a aquisição de novos produtos e o descarte dos “antigos”, estes na maioria das vezes ainda possuem utilidade, mas não se adequam a moda.
A obsolescência humana chega ao extremo de adquirir coisas inúteis e descartáveis em pouco tempo. Em consequência o destino final dos produtos consumidos é o lixo, sendo depositado em aterros sanitários ou sendo queimados em incineradores, ambas as formas liberam toxinas e produtos químicos que poluem o ar e ocasionam a mudança da temperatura do planeta.
As pessoas estão tão dependentes do sistema consumista que esquecem o que realmente traz felicidade, trabalham excessivamente para arcar com as despesas advindas da compra e em consequência desta atividade não tem convívio social e lazer. O ciclo se fecha no trabalho – consumo – e trabalho. Além disso, muitas pessoas se submetem a trabalhar nas indústrias e migram forçadamente para as grandes cidades. A economia de seus países se encontra debilitada pela exploração dos países desenvolvidos e por falta de opção, essas pessoas ficam sujeitas a inalação de sustâncias toxicas, afetando a saúde e qualidade de vida das mesmas.
Annie Leonard ao caracterizar “o planeta em crise” não somente apresenta os resultados negativos advindos do sistema de produção capitalista, que se baseiam no consumo, lucros, produtos industrializados e troca, como também aponta soluções para mudar a realidade que o planeta enfrenta. A utilização de energias renováveis, o processo de sustentabilidade,
...