Resumo de Filme: "Línguas: vidas em português.”
Por: Vitoria1000 • 1/6/2019 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 710 Visualizações
Leitura e produção de texto I
Comentário crítico do filme "Línguas: vidas em português.”
Nome: Vitória Maria de Sousa Silva
O filme trás uma série de documentários que mostram a vida de pessoas falantes do português em diversos lugares do mundo. É retratada a imagem de que a língua portuguesa é uma língua sem dono, pois sendo falada em vários países, não se tem em momento algum uma visão de que o modo falado em seu lugar de origem, Portugal, seja o único modo correto de se falar.
É mostrado ao longo do filme vários pós e contras de ser um falante da língua nos países lusófonos. Por um lado se tem a exclusão, pois mesmo sendo considerada a língua oficial em diversos países, em muitos deles o português é para poucos, é para aqueles que conseguem frequentar uma escola onde aprendem a ler e a escrever no modelo oficial, deixando de lado a maior parte da população, que aprendem a viver fazendo o uso da língua nativa. Por outro lado, temos o fato de que um indivíduo falante desta língua pode habituar-se a viver em qualquer outro país lusófono, que não seja o de sua origem, pois terá uma ou mais coisas em comum com este outro ambiente.
Não pode-se deixar de ressaltar o fato de que, apesar de ser uma só língua, ela varia de país para país, seja na sua escrita, seja no seu modo de falar. A língua portuguesa de cada país é uma mistura (desigual) da língua trazida pelos colonizadores com a linguagem local dos colonizados. Portanto, há expressões próprias de cada local. É oque o filme transmite: que cada localidade diferente, com sua história de construção diferente, com suas culturas diferentes, foram se adaptando desta linguagem, de acordo com a sua realidade cotidiana.
...