SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - Questionario
Artigos Científicos: SERVIÇO SOCIAL EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - Questionario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fenex • 1/5/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 2.635 Visualizações
Questão 1 - Após a leitura do texto referência como você compreende a afirmação “O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo” e quais as consequências para o/a assistente social estando nessa condição?
Após leitura do texto é possível compreender com esta afirmação “O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo”, que o Assistente Social é um trabalhador como qualquer outro, que vende sua força de trabalho, e também estão sujeito as mesmas condições de trabalhador assalariado, que depende de seu empregador.
As consequências são muitas, pois como o Assistente Social irá defender a classe operária se ele próprio encontra-se nessa situação? Onde o mesmo é contratado não para defender os interesses da classe trabalhadora, mas sim do seu empregador.
Questão 2 - Exponha quais as duas questões pontuadas pela autora no tópico O Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho e o processo de assalariamento do assistente social e o que ela afirma/defende em cada um deles?
A autora coloca em uma primeira pontuação, o reconhecimento do assistente social como trabalhador assalariado e as dificuldades para aprofundar a analise do conjunto de implicações decorrentes dessa relação no estágio atual do capitalismo contemporâneo, diante dos impactos sobre o trabalho, os trabalhadores e seus direitos.
A autora enfatiza a importância da definição de uma agenda de questões especificas conectadas as lutas gerais da classe trabalhadora no tempo presente, para problematizar a violação dos direitos dos assistentes sociais na relação com a violação dos direitos dos trabalhadores. Exige uma pauta mais ampliada. Coloca também que a alienação esta associada ao trabalho assalariado, incidindo no trabalho do assistente social dependendo de quem seja seu empregador. E ressalta como uma reflexão assertiva Iamamoto (2009ª) fazer a passagem da analise da instituição serviço social para a problematização do processamento concreto e cotidiano do trabalho do assistente social, agrega complexas determinações e mediações que põem em relevo as contradições entre a direção social que o assistente social pretende imprimir ao seu trabalho e as exigências impostas pelos empregadores aos trabalhadores assalariados.
A segunda questão pontuada pela autora refere-se à questão da autonomia relativa desse profissional.
Onde coloca que o projeto ético-politico, exige um sujeito profissional qualificado capaz de realizar trabalhos complexos, como negociar com empregadores privados e públicos. Como também defender projetos que ampliem direitos das classes subalternas, seu campo de trabalho e sua autonomia. Isso supõe mais do que apenas a realização de rotinas institucionais, envolve o assistente social como intelectual capaz de realizar a apreensão crítica da realidade. Exige portanto um conhecimento mais amplo sobre os processos de trabalho.
Questão 4 - Quais estratégias a serem adotadas pela classe trabalhadora diante de uma conjuntura de grandes desafios a serem enfrentados no mundo do trabalho, apontadas pela autora nas considerações finais?
Avançar na luta coletiva a partir de uma multiplicidade de espaços
...