SOCIOLOGIA
Casos: SOCIOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ELLYS_MARINA • 26/9/2014 • 516 Palavras (3 Páginas) • 2.462 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 01
“(...) funcionando nesse tumulto de gente apressada, apesar de toda a sua liberdade individual de movimento, há também, claramente, uma ordem oculta e não diretamente perceptível pelos sentidos.”
Em sua análise da contribuição da Sociologia clássica para a compreensão da relação entre indivíduo e sociedade, Elias critica a:
a) concepção materialista da história, que analisa essa relação sob o prisma econômico.
b) unicausalidade presente nas concepções weberianas da relação entre indivíduo e sociedade.
c) dicotomia na análise das relações entre o indivíduo e a sociedade.
d) noção de mudança social de Durkheim que naturaliza a ação do indivíduo.
ATIVIDADE DA AULA 02
Por que dizemos que criticar o pensamento ideológico como postura intelectual não significa necessariamente pretender que as ideologias, no sentido mais lato do termo, venham a desaparecer da vida política? Através desta analise construa uma reflexão sobre a importância da Ideologia para a sociedade contemporânea.
E mais, Quando falamos que o fenômeno da ideologia, assim como o da religião e dos movimentos coletivos, tem uma lógica própria, que deve ser entendida em termos sociológicos bastante amplos, e que depende pouco do que os intelectuais façam ou queiram. Por que desta afirmação? Comente. (mínimo de linhas 8).
ATIVIDADE DA AULA 03
Leia o texto abaixo:
“Cultura (...) é aquele todo complexo, que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade”.
Nessa ampla definição, Tylor incorpora, no conceito de cultura, todas as possibilidades de realização humana e enfatiza o aprendizado como um aspecto importante para a formação social do homem. Nessa perspectiva, todas as alternativas abaixo apresentam uma compreensão sociológica do conceito acima, EXCETO:
a) O aprendizado, como um aspecto cultural, é um conceito, que se opõe à ideia da transmissão genética do conhecimento, pois esta última enfatiza os condicionantes biológicos do homem.
b) A manutenção da sociedade não pode ser compreendida por elementos geneticamente programados, mas, pelas relações estabelecidas entre o homem e a natureza e entre eles.
c) As relações sociais, permeadas pelas crenças, imagens, mitos, ritos e normas, podem ser consideradas como representações simbólicas do convívio social.
d) O conceito citado nos permite localizar a cultura das seguintes formas: intraorgânica, interorgânica e extraorgânica.
e) A discriminação, a violência e a agressividade verbal são formas de expressar um relativismo cultural, pois permitem ao grupo valorizar as competências e as habilidades dos seus membros em interação.
ATIVIDADE DA AULA 04
A
...