SUSTENTABILIDADE
Artigos Científicos: SUSTENTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinels • 9/4/2013 • 500 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
A natura produs produtos de beleza que utiliza muita mátria prima da natureza então preocupada com a sustentabilidade desenvolveu o projeto do carbono neutro que é responsável por reduzir nossas emissões de gases do efeito estufa ( GEEs) entre 2007 e 2011 diminuiu em 33%.
Mas como tudo que fazer é pouco devido as varias agressões que a natureza sofre foi inciado a compensação de carbono por meio do apoio a cinco projetos de reflorestamento e de uso de energia renovável. Foi priorizado, como parte da gestão sustentável de resíduos, os processos de reciclagem, incluindo a pós-consumo, e ainda implementando novas políticas de redução do consumo de água e energia nas unidades.
Em 2008, a natura foi responsável pela emissão de 188.051 toneladas de CO2 equivalente, índice 5,03% maior que em 2007, que foi de 179.040 toneladas. No Relatório anterior, reportamos um número diferente desse: 183.619 toneladas. A mudança é fruto de uma revisão de dados de consumo, da inclusão de novos processos de emissão, do aprimoramento de metodologias de cálculo e da atualização de fatores de emissão com padrões internacionais.
O efeito estufa virou vilão nos últimos tempos, em função do superaquecimento do planeta causado pelo uso exaustivo de combustíveis fósseis , principalmente o petróleo e o carvão mineral.
Assim, conforme a GHG Protocol, o ano-base foi recalculado, mantendo, assim, a mesma base de comparação ao longo dos anos. Portanto, as emissões de 2006 e 2007 publicadas neste relatório foram atualizadas.
O efeito estufa sempre existiu e é um dos fatores - antes natural - entre outros, que vêm garantindo a vida no planeta.
A natureza, independente da ação humana, produz uma cota razoável de CO2, que na atmosfera impede o retorno de parte do calor do sol para o espaço, e garante que tenhamos uma temperatura amena à noite.
Do contrário, teríamos noites com temperaturas de 30gC abaixo das atuais, ou seja, médias sempre abaixo de zero.
Uma alternativa para diminuir o efeito estufa é a compensação - neutralização das emissões de poluentes, entre eles o dióxido de carbono (CO2). Esse gás é o principal responsável pelo efeito estufa e a alternativa é conhecida como "Carbono Neutro" ou "Carbono Zero".
A compensação - neutralização dos gases estufas pode ser feita com técnicas como a Preservação Florestal, investimento em "Energia Limpa" e ainda o Reflorestamento.
Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar a emissão de gases de efeito estufa em todas as etapas da nossa cadeia produtiva – desde a extração de matérias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte de produtos, até o seu descarte.
...