TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Pública

Monografias: Segurança Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

1 A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 20 linhas, identificando quais conhecimentos relacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (3,0 pontos)

Resposta: A mensagem (“Pensar o cotidiano” analisar criticamente a realidade), estar relacionada ao conhecimento filosófica. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Através da filosofia o homem ultrapassa os limites da Ciência, delimitado pela necessidade da comprovação concreta, para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade. Esse tipo de conhecimento busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana. Já a mensagem (“Pensar cotidianamente” ajustar-se acriticamente a sociedade), relaciona-se com o conhecimento popular, que tem como uma de suas características predominantes ser acrítico, pois, verdadeiros ou não, a pretensão de que esses conhecimentos o sejam não se manifesta sempre de uma forma crítica. E outra característica é ser superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti", "porque o disseram", "porque todo mundo diz". O conhecimento do senso comum (ou conhecimento popular), sendo resultado da necessidade de resolver os problemas diários não é, portanto, antecipadamente programado ou planejado. À medida que a vida vai acontecendo ele se desenvolve, seguindo a ordem natural dos acontecimentos. Nele, há uma tendência de manter o sujeito que o elabora como um espectador passivo da realidade, atropelado pelos fatos. Por isso, o conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontânea e instintiva.

2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento, consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com, mínimo 6 linhas, procurando relacionar o significado de cada palavra com o tipo de conhecimento indicado. (2,0 pontos)

Resposta:

Credulidade: Que vem de crer, e por se só se associa ao conhecimento teológico, conhecimento esse revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. A finalidade do teólogo é provar a existência de Deus e que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhe dão sustentação.

Praticidade: Associado ao conhecimento do senso comum (ou conhecimento popular), sendo resultado da necessidade de resolver os problemas diários não é, portanto, antecipadamente programado ou planejado. À medida que a vida vai acontecendo ele se desenvolve, seguindo a ordem natural dos acontecimentos. Nele, há uma tendência de manter o sujeito que o elabora como um espectador passivo da realidade, atropelado pelos fatos. Por isso, o conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontânea e instintiva.

Sistematização e Objetivação: Em meu ponto de vista estas duas palavras associam se ao conhecimento cientifico, É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. É um conhecimento objetivo porque quando se fala em objetividade científica quer se dizer que os enunciados, conceitos ou teorias científicas devem corresponder aos fatos. Objetividade, portanto, significa a correspondência da teoria com os fatos.

3 A Ciência surge como conhecimento racional e sistemático no século XVII, com características específicas. Então, com base nos estudos sobre esse conteúdo, contemplado no livro didático, leia com atenção o exemplo abaixo e escreva duas características, predominantes no texto, que são consideradas características da Ciência, justificando-as: (2,0 pontos)

A busca pelo corpo definido.

Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. De forma perigosa e exagerada, algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados. Dentre eles podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. Existem alguns efeitos provocados por tal droga que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo. Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortisona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em forma de cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. São bastante utilizados por atletas que buscam a força física e a melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando um atleta é submetido ao exame de antidoping e tal substância é detectada, o mesmo é desclassificado.

Fonte: BRASIL ESCOLA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com