Significados da sociologia e as contribuições para a educação
Artigo: Significados da sociologia e as contribuições para a educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miberg • 27/10/2014 • Artigo • 475 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Significados da sociologia e as contribuições para a educação
Pelo que podemos observar os textos sugeridos para a atividade foram muito esclarecedores, e a seguir apontaremos uma das principais notas que o grupo conseguiu extrair. Segundo a Introdução à Sociologia de Durkheim, fatores sociais atuam nos indivíduos, independente de vontade ou adesão consciente. Eles fazem parte do nosso exterior, e não nascem conosco, e não são mutáveis. As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nosso nascimento, são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. Portanto, os fatos sociais são ao mesmo tempo coercitivos e dotados de existência exterior às consciências individuais. (DURKHEIM. As regras do método psicológico, p.1). A segunda característica é coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem independentemente de suas vontades e escolhas. Essa força se manifesta quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo deformação familiar ou quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis, ou seja, podemos perceber que tudo que acontece ao nosso redor pode parecer influencia do meio, mas é apenas a consequência de quando se determina a presença em determinado local. O ser humano agrega conceitos a sua vida e linguagem, e aí esta um grande passo, os primeiros anos essenciais da vida, que é a etapa escolar.
Pelo conceito, a Sociologia é uma das várias Ciências Humanas que tem como objetivo de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, abrangendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas. A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se preocupa com aqueles eventos únicos, explicando seus significados e importância que esses eventos têm na vida dos cidadãos. Como toda forma de conhecimento intitulada “ciência”, a Sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Quer explicar cada coisa que acontece conforme o comportamento das pessoas, o que é um pouco complicado, uma vez que cada pessoa age de uma forma distinta. Ainda mais quando se trata de influências da sociologia, esta ciência velha, mas tão nova ao mesmo tempo, no quesito da educação e ensino. O conhecimento sociológico, que não aprendemos apenas em casa, mas que devem ter um bom apoio no ambiente escolar por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constituem um instrumento de compreensão da realidade social e suas contribuicoes.
...