Sobre as Relações da Sociologia com a História
Por: Lucíola Batista • 29/10/2023 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 57 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA- UNEB- CAMPUS IX- BARREIRAS- BA
DOCENTE: RENATO RIBEIRO DALTRO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO
CURSO: PEDAGOGIA - VESPERTINO
DISCENTE: LUCÍOLA DOS SANTOS BATISTA
RESUMO: A SOCIOLOGIA E A CRISE EM QUE VIVEMOS
Os autores abordam aspectos importantes da evolução da sociologia e das ciências humanas durante a modernidade, especialmente em resposta às crises experimentadas pelo sistema capitalista.
As crises que afetaram o capitalismo durante a modernidade desencadearam uma revolução nos paradigmas da sociologia e das ciências humanas. Isso ocorreu devido às transformações nas forças produtivas e nas relações de produção, que influenciaram diretamente a dinâmica social. Como resultado das mudanças econômicas e sociais, novos fenômenos sociais surgiram. Por exemplo, a industrialização massiva e a urbanização levaram ao surgimento de novos tipos de comunidades e problemas sociais, como a alienação no trabalho e o crescimento das cidades.
As promessas de desenvolvimento trazidas pela tecnologia levaram a expectativas elevadas em relação ao progresso. No entanto, à medida que as crises e as desigualdades sociais persistiram, muitos se desiludiram com essas promessas, resultando em um desencanto em relação à tecnologia e à razão como soluções mágicas para os problemas sociais.
A crise da razão refere-se à percepção de que a racionalidade e a tecnologia não eram capazes de resolver todos os problemas sociais e humanos. Isso levou a uma reavaliação crítica das abordagens baseadas na razão e no progresso.
Diante dessas mudanças e desafios, as abordagens na sociologia e nas ciências humanas começaram a oscilar entre diferentes extremos. Alguns mantiveram uma visão ortodoxa, argumentando que o sistema capitalista poderia ser reformado para resolver seus problemas. Outros adotaram uma visão radical, buscando a negação completa do sistema. E ainda houve tentativas de síntese, procurando soluções interdisciplinares e abordagens mais equilibradas.
Segundo os autores, esse período de crise no capitalismo durante a modernidade, de modo geral, desempenhou um papel fundamental na evolução da sociologia e das ciências humanas. As teorias e abordagens desenvolvidas nesse contexto ajudaram a moldar nossa compreensão das dinâmicas sociais, econômicas e políticas, e continuam a ser influentes no estudo da sociedade contemporânea.
Referências:
OLIVEIRA JÚNIOR, Franklin; COSTA, Luís Antônio de Araújo. O48 Sociologia: licenciatura em história/ Franklin Oliveira Júnior; Luís Antônio de Araújo Costa. Salvador: UNEB/ EAD, 2014. – 3ª Edição 81p. 1. Sociologia 2. ciências sociais I. Título II. Graduação de licenciatura em história III. Universidade Aberta do Brasil IV. UNEB/NEAD
...