Socialismo Científico
Casos: Socialismo Científico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: seto • 24/4/2014 • 838 Palavras (4 Páginas) • 308 Visualizações
Socialismo Científico
Definição
Também conhecido como socialismo marxista e marxismo, o socialismo científico é uma doutrina política, social e econômica formulada por Marx e Engels no final da década de 1840. Essa doutrina socialista visava analisar a sociedade (do ponto de vista histórico, político e econômico) para transformá-la. Seu objetivo principal era a substituição do capitalismo pelo comunismo, através de um processo revolucionário proletário.
Os principais ideais do socialismo científico foram apresentados no Manifesto Comunista, publicado em 1848, por Marx e Engels. Na obra O Capital (1867), Marx apresentou de forma concreta os principais fundamentos do marxismo.
Contexto Histórico
O Socialismo é uma corrente ideológica oriunda no século XIX. O pensamento é fruto de um momento no qual o Liberalismo era a ideologia predominante na sociedade ocidental, marcando intensamente as conquistas capitalistas da Revolução Industrial. Este contexto solidificou o poder da burguesia na sociedade contemporânea, caracterizando uma fase da história da humanidade na qual a produção industrial ganhou grande incremento e junto com ela veio uma forte exploração do trabalho em favor do lucro.
Princípios do socialismo científico
- Materialismo Histórico
As condições materiais (econômicas) determinam os acontecimentos históricos e o funcionamento da sociedade.
- Mais-valia
Conceito que explica a exploração do trabalhador pelo empresário. É a diferença entre a riqueza gerada pelos operários e o valor pago, em forma de salário, pelos empresários a estes trabalhadores. É assim que o capitalista acumula capital. De acordo com Marx e Engels a mais-valia seria eliminada no comunismo.
- Luta de classes
Conceito que explica a oposição entre explorados (trabalhadores) e exploradores (proprietários dos bens de produção). De acordo com o socialismo científico, a luta de classes desencadearia uma revolução proletária que teria como resultado o fim do capitalismo e a implantação do comunismo. Neste novo sistema, esta luta de classes não existiria mais, pois não haveria mais exploradores e explorados.
-Revolução socialista e implantação do comunismo
De acordo com os ideólogos do marxismo, a revolução socialista seria o meio pelo qual os trabalhadores tomariam o poder, eliminando a propriedade privada e socializando os meios de produção (terras e fábricas). Com a implantação do comunismo, logo após a ditadura do proletariado, seriam eliminadas as desigualdades econômicas e sociais.
Karl Marx
Karl Marx nasceu na cidade Tréveris - Alemanha, em 1818. Considerado um dos maiores filósofos alemães, Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Tendo como base a dialética*, desenvolveu o método que permite a explicação da história das sociedades humanas a partir das relações sociais de produção. Participou ativamente de diversas organizações operárias clandestinas, tendo sido expulso de alguns países. Exilado na Inglaterra, passou por muitas
...