Sociologia
Pesquisas Acadêmicas: Sociologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ederg3 • 14/5/2013 • 259 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
Sociologia
TIPOS DE SOLIDADERIEDADE SOCIAL SEGUNDO EMILE DURKHEIM E O PRINCIPIO E AS SEMELHANÇA DAS DECLARAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS
Para Durkheim a sociedade possui um papel fundamental na vida social do indivíduo.
Durkheim entende que as sociedades passam por processos de evolução, essa evolução é caracterizada pela diferenciação social. Sendo que a primeira etapa desse processo de evolução social Durkheim chamou de “sociedade de solidariedade mecânica”, já o que se refere à etapa final de “sociedade de solidariedade orgânica”.
As sociedades de solidariedade mecânica são típicas das sociedades pré-capitalistas (primitivas, feudais), onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. Nesse tipo de solidariedade há total predomínio do grupo sobre o individuo e pouco espaço para a individualidade.
Portanto, “Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecânica, a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais”. (ARON, 2003, p. 463).
As sociedades de solidariedade orgânica são típicas das sociedades capitalistas (modernas,complexas). Nesse tipo de solidariedade, ao invés das tradições, dos costumes e dos laços sociais mais estreitos, os interesses individuais são bastante distintos, mas há uma interdependência entre os indivíduos, como resultado da acelerada divisão
do trabalho, essa interdependência é o principal elo de união social.
O importante para Durkheim é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramente mecânica.
Durkheim admite que a solidariedade orgânica é superior à mecânica, pois ao se especializarem as funções, a individualidade de certo modo é ressaltada, permitindo maior liberdade de ação, e essa liberdade deve conduzir à solidariedade entre os seres humanos.
...