Sociologia
Artigo: Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joaovitorrlima • 4/3/2015 • 674 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
1 - Que afinidade havia entre o penamento grego e a ideia de ciência?
Foi na Grécia que surgiu a ideia de ciência uma vez que os gregos buscavam a compreensão dos princípios que movem o mundo e as coisas. Foram os gregos que rompendo com o senso comum, com a tradição e com o misticismo, desenvolveram uma reflexão laica e independente, própria do espirito especulativo, que se debruçava sobre o mundo procurando entendê-lo em sua objetividade.
2- Qual a importância do renascimento para o desenvolvimento do saber?
No renascimento, o homem ocidental redescobre textos antigos e o prazer de investigar o mundo - uma atividade válida por si mesmo, livre de suas implicações religiosas e metafísicas. Em decorrência disso vimos assitindo nos últimos quinhentos anos, e em paricular a partir do século XVI, ao crescente progresso da ciência destinada à descoberta das leis que regem a relação dos homens entre si e com a realidade que os rodeia. Aprimoraram-se as técnicas e os utensílios de medição, desenvolverm-se as universidades e demais instituições científicas, e tanto a imprensa como os outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um número crescente de pessoas.
3 - Quais as necessidades do mundo moderno que propiciaram o surgimento da sociologia?
A sociologia nasceu em meio ao movimento de idéias renascentistase foi ela resultado da necessidade dos homens de compreender as relações que estabelecem entre si e a natureza da vida coletiva sob uma perspectiva nova, independente da convenções e das tradições morais e religiosas.
4 - Qual era a forma de identidade social do homem medieval?
A identidade social do homem medieval era a de um ser religioso que se organizava em clãs em um sociedade fundiária, onde a riqueza do individuo era medida a partir da quantidade de terras que o pertenciam, e com uma pirmade social estamentária que não permitia a mobilidade estre as classes sociais.
5 - Aponte três diferenças entre o tempo da igreja e o tempo do mercador.
A igreja julgava os mercadores como pecadores uma vez que gastavam seu tempo para a obtenção de riquezas. Para a igreja o trabalho era visto como uma coisa ruim, já para os mercadores era visto como uma coisa boa, para a igreja o tempo do homem deveria ser gasto para a adoração ao senhor, já para os mercadores o tempo poderia ser gasto com outras atividades, como o comércio por exemplo,
6 - Qual era a mentalidade do homem renascentista?
O homem renascentista tinha uma visão do mundo de maneira a botar o homem como centro de tudo, lançando mão do pensamento tradicional da idade média, onde Deus entava no centro de todas as coisas, desta forma o homem renascentista tem uma mentalidade antropocentrista, redescobre antigos textos e o prazer de investigar o mundo. O homem começou a experimentar métodos e instrumentos de análise capazes de interpretar e explicar a experiência social segundo os princípios do conhecimento científico.
7 - Como a tutela da igreja impedia o florescimento do pensamento e da crítica social?
A igreja era a instituição detentora do conhecimento na idade média.
...