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Sociologia Da Relegião

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Por:   •  15/3/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

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De acordo com ou autores Hervieu-Léger e Willaime, tratar sobre sociologia da religião

é indispensável mencionar Durkheim e seus pontos ponderastes no que se entende

sobre “Ciência positiva” referindo se a outras ciências tais como “Regras do método

sociológico” e o percurso epistemológico de Durkheim. Todos os argumentos que

integram “As regras do método sociológico” e ainda o artigo “Da definição dos fatos

religiosos” os quais servem de referencias a fim de entender o fenômeno religião.

Deste modo se trata da vida religiosa como fenômeno que existe anterior ao individuo

e, sobretudo exterior ao mesmo que norteiam os atores sociais no que tange a

maneira de viver, assim a sociologia durkheimiana é um instrumento para refletir a

interação entre os indivíduos e sociedade nos seus mais variados contextos incluindo a

religião. Os dois autores pontuam os argumentos de Durkheim e afirmar que a

dimensão moral é buscada nos pressupostos religiosos. Dito de outro modo, estudar a

religião é compreender os fatores condicionantes á ligação moral, é entender as forças

e fontes de ligação moral que se dá entre os sujeitos. Mas Hervieu-Léger e Willaime

sugerem como ponto de partida o artigo “Da definição dos fatos religiosos”. Ambos

destacam ainda que neste se encontra o que poderíamos chamar nos termos de “As

regras do método sociológico” de a primeira definição para o fenômeno religioso, ou

seja, temos uma definição inicial, daí que deriva o panorama epistemológico ou seja, o

caráter metódico de Durkheim prescreve que os fatos sociais sejam definidos de modo

prévio a fim de se depurar todo e qualquer julgamento de senso comum,a partir de

então os autores o classificam como clássico. Assim a definição inicial encontrada no

artigo analisado constitui como ponto de partida e fica em “aberto” até consigamos

uma definição mais razoável em “Formas elementares da vida religiosa”, mas

destacamos que a definição razoável é permeada de contribuições da escola

durkheimiana , ou seja, de modo relacional as categorias durkheimianas acerca da

religião são fruto de intenso intercâmbios científicos com outras escolas sociológicas e

sobretudo com o intercâmbio epistemológico com Hubert e Mauss. Ambos trazem à

tona a influência da escola antropológica inglesa mesmo que não seja creditada nos

trabalhos de Durkheim. A contribuição vinda da escola inglesa se refere à

complexidade acerca dimensão dual das coisas sagradas, ou seja, a contradição dos

objetos sagrados que são a uns só tempo benéficos e ameaçadores. Por outro lado,

Hubert e Mauss contribuem ao destacarem a homologia entre sagrado e profano.

Deste modo os autores trazem uma ligação de entendimento, pois sinalizam o caráter

dialético de sacralização e dessacralização de entrada e

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