Sociologia Das Organizações
Monografias: Sociologia Das Organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgecatia • 26/1/2013 • 613 Palavras (3 Páginas) • 1.225 Visualizações
Sociologia e Teoria Organizacional
Análise
Análise elaborada por: Cátia Esteves nº17954
Jorge Pratas nº17956
Uma organização, como já vimos em aulas anteriores, é vista como uma estrutura social que é composta por relações sociais, das quais podemos destacar a burocracia, a autoridade e a conformidade.
Podemos dizer que nos estudos organizacionais estão repartidos entre diversos ramos da sociologia, ou seja, no ramo da Sociologia do Trabalho, no ramo da Sociologia Industrial e no ramo da Sociologia das Organizações, sendo estas sociologias especializadas.
Em relação a Sociologia do Trabalho, poder-se-á dizer que, segundo Georges Friedman, é constituída pelo “estudo nos diversos aspectos, de todas as colectividades humanas que se constituem graças ao Trabalho”. Este ramo tem tratado fenómenos sociológicos que estão ligados ao trabalho, onde são privilegiados os seguintes temas:
• Formas de organização do trabalho;
• Sindicalismo;
• Greves;
• Satisfação profissional;
• Desemprego;
• Tempos livres.
Pode-se dizer que a Sociologia Industrial não fez uma sociologia da indústria num sentido restrito, pois este integra outras actividades, para além do processo de transformação de “inputs” e “outputs”, onde abrange também as actividades económicas que assumiram o modelo industrial nascido no contexto das primeira e segunda revoluções francesas.
A Sociologia do Trabalho, assumiu um carácter, sendo este mais politico, com os mais fracos e os trabalhadores, opondo-se ao patronato e à sociedade capitalista, que eles representavam.
Se seguida nasceu a Sociologia das Organizações, que veio ocupar parte do espaço que já estava a ser ocupado pelo ramo da Sociologia do Trabalho, visto que a maioria das suas temáticas sobrepunham-se, e assumiu uma orientação diferente, teoricamente, e mais eficaz.
A Sociologia da Empresa tem vindo a transformar as sociedades desenvolvidas.
Podemos assim dizer que a sociedade industrial é aquela onde a grande indústria é a forma de produção que mais domina. Segundo o sociólogo Raymond Aron, a empresa é radicalmente separada da família e caracterizada pela divisão tecnológica do trabalho.
A Sociologia das Profissões desenvolveu-se a partir da abordagem estrutural-funcionalista de Parsons e Merton. Para estes, as profissões eram ocupações baseadas no conhecimento avançado, complexo e esotérico, o que ia corresponder às nossas profissões actuais. A Sociologia das Profissões evoluiu e integra, actualmente, na sua agenda de investigação os temas da profissionalização, do saber, do poder, entre muitos outros.
Esta passou a estudar os fenómenos sociais e culturais ligadas a qualquer tipo de organizações, sejam elas públicas ou privadas, desde que estas sejam diferentes, ou seja, que apresentem estabilidade, formalidade e dimensão suficientes.
Em suma, poder-se-á dizer que a Sociologia das Organizações é uma sociologia micro, enquanto a Sociologia
...