TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia E Política

Trabalho Universitário: Sociologia E Política. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Retomando o conceito de ação social

Ação social – o sujeito orienta suas ações para outras pessoas da relação, sendo também influenciado por elas. Só é ação social aquela que é orientada em relação a outras pessoas, ou seja, quando o sujeito da ação leva em conta o outro. Assim, a ação social é intencional porque o sujeito age tendo como orientação uma expectativa em relação aos outros sujeitos. A maioria das ações leva em consideração os outros. O que fazemos depende das nossas intenções para com os outros e da forma como os outros reagem em relação a nossas ações. Mas é possível pensar em ações que não são sociais. Nelas, o sujeito leva em conta suas necessidades ou desejos. Ex.:

Resultados do interacionismo

A ação social mútua é interação social – Quando o sujeito leva em consideração o outro e há reciprocidade ocorre interação entre eles. Na interação cada pessoa é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da ação.

Interação social padronizada – É quando a ação está condicionada a certas estruturas de organização, tornando-se menos espontânea, acidental ou diferente. Isso permite uma certa previsibilidade dos comportamentos das pessoas.

O que são os padrões sociais? –São forças que resultam da interação entre as pessoas, nos grupos sociais. Não podemos explicá-las apenas somando os indivíduos. Eles são, em geral, um conjunto de regras socialmente aceitas, por isso são fatos sociais acima e além dos próprios indivíduos.

Ex.: padrões de comportamento partilhados numa relação de amizade, de namoro, etc.

Estes padrões podem ser formalizados contratualmente. Por exemplo, numa relação entre homem e mulher que formam um casal, em associações, etc.:

Frequentemente, os padrões sociais que seguimos foram estabelecidos por outros sujeitos ou atores que interagiram e os desenvolveram. Por exemplo, em cada ambiente social há certos padrões de comportamento aceitos. Quando ingressamos pela primeira vez em uma instituição, aderimos às regras e aos padrões sociais estabelecidos antes. Ex.: quando uma criança vai pela primeira vez ao cinema, um novo emprego, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com