Sociologia Renascimento
Dissertações: Sociologia Renascimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: odirleynl122 • 18/9/2013 • 814 Palavras (4 Páginas) • 376 Visualizações
Sociologia
Uma nova etapa no pensamento burguês
O renascimento marca a transição da idade média para o capitalismo moderno. Diferente da idade medieval, o capitalismo tem como base o desenvolvimento comercial e o lucro. Novos valores são introduzidos na sociedade, o homem, individualista, é estimulado a amar a vida e enxergar uma ao lucro exagerado como uma coisa natural.
As cidades ganham vida, atraindo pessoas de diversos lugares disposta a conquistar um espaço no mundo, competir, enriquecer. As verdades absolutas são colocadas em segundo plano.
Na economia, uma atitude expansionista toma conta de todas as atividade e o lucro se torna o objetivo principal. Com o capitalismo, as atividades econômicas se libertam dos limites impostos pela igreja e pela sociedade medieval. O pensamento burguês representou uma ruptura com os antigos valores medieval.
ECONOMIA
A valorização das trocas e as novas possibilidades de lucro que se abriram ao comerciante burguês, acabaram repercutir no modelo de produção.
Necessidade de produzir mais e em condições capazes de atender à demanda;
Racionalidade e planejamento passam a ser exigidos aos produtores;
INDUSTRIA
Necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a produção em larga escala;
Estímulos à criação de máquinas que dinamizassem a produção;
CIÊNCIA (Cientificismo)
Estimula-se a pesquisa científica;
Busca-se conhecimento que regulam o mundo circundante, procurando o entendimento da vida e da natureza;
A produção agrícola passa por exames sistemáticos e controle das plantas e animais;
A observação e a classificação se transformam em método de conhecimento perdendo sua forma ingênua e espontaneidade;
Multiplicam-se os jardinas botânico, zoológicos e números de espécimes e a preocupação com procedimentos adequados de estudo e observação;
Desprende-se do visível para apreender realidades interiores e invisíveis.
A SOCIEDADE INTELIGÍVEL A curiosidade científica caminha de forma inusitada, tentando compreender a sociedade, que passa a ter uma realidade diferente e própria tendo o homem como agente Da ação consciente do homem sobre a sociedade resultam diversos modelos de organização política – a monarquia – a república – que devem ser defendidos e implementados como forma de intervenção e não como resultado do acaso sobre a sociedade. Conseguia-se vislumbrar nos primórdios do pensamento sociológico a oposição entre indivíduo X sociedade, Liberdade X Controle Social.
ILUSTRAÇÃO
Movimento filosófico que sucedeu o renascimento.
Características:
Convicção da razão como fonte de conhecimento;
Crítica a toda razão obscura e a toda crença sem fundamentos racionais;
Incessante busca pela realização humana;
Enxergava a sociedade como organismo vivo compostas de partes interdependentes;
Das relações entre as partes constituintes depende o funcionamento do todo, no qual se fundamenta o conceito de nação – conjunto organizado de relações intersocietárias.
O nacionalismo emergente do renascimento dá lugar à noção de uma coletividade
...