Sociologia na administração
Tese: Sociologia na administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joana.com • 11/4/2014 • Tese • 569 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
1- Uma ponte entre a sociologia e a administração:
Pode-se dizer que é, em linguagem breve, o conhecimento, compreensão e discernimento das necessidades sociais do homem na coletividade e o uso dessas informações, vinculadas ao planejamento, estruturação e desenvolvimento organizacional, para alcançar assim o melhor aproveitamento da unidade funcional da empresa- o funcionário.
2- A sociologia na administração:
A sociologia pode fornecer um amplo conjunto de conhecimentos, os quais precisam ser traduzidos para o administrador em razão de este não ser um cientista e sim o profissional desejoso de saber como enfrentar as dificuldades do dia-a-dia das empresas.
3- A sociologia aplicada na administração. Por que ?
Baseada em teorias obtidas de pesquisas realizadas em vários níveis sociais como sindicatos, igrejas, escolas, prisões, órgãos de governo, enfim, organizações formais. Alguns dos itens avaliados foram, a liderança, o poder, as resistências às mudanças, aceitações de regras e normas, além de outros fatos sociais.
4- Sociologia geral:
A pesquisa e as teorizações sobre cultura das sociedades (que diferencia a nordestina sertaneja dos vaqueiros sudistas urbana dos gerentes) e a divisão de classes sociais que diferencia o operariado da elite detentora do poder econômico e político.
5- Sociologia aplicada:
Fornece explicações sobre os fenômenos sociais, a sociologia também sugere medidas para intervir na sociedade, seja para fazer ajustamento, seja para provocar mudanças. Para ser eficiente o administrador precisa ter conhecimento sobre esses fenômenos de mudanças.
6- O administrador e a administração:
A organização precisa que alguém á planeja, estruture e opere, coordenando o trabalho de seus membros, para que resultados concretos sejam obtidos. Para gerenciá-las foram nomeados funcionários letrados, os antecedentes dos administradores.
7- O primeiro pilar das organizações e suas duas partes :
* É constituída por partes interligadas- uma empresa é constituída pelos departamentos de produção, marketing e finanças, entre outros, cada qual com uma função administrativa diferente e específica. Os departamentos são compostos por seções com grupos formais de pessoas que dividem o trabalho, são os participantes hierarquicamente organizados dentro da estrutura organizacional.
* Sucessão de precedências e cliente interno- a movimentação dos materiais utilizados na produção durante o processamento nos vários departamentos, criaram a concepção de cliente interno, incluindo-se o planejamento e operações das unidades administrativas. O exposto mostra mais um inter-relacionamento das unidades administrativas e produtoras das organizações
.
O que significa organização: Segundo Maximiano(1992)1 "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de
...