Sociologia problemas
Ensaio: Sociologia problemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tampico787 • 29/9/2014 • Ensaio • 1.495 Palavras (6 Páginas) • 439 Visualizações
Questões
1) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?
Os indivíduos não são capazes de viver sozinhos, ignorados por todos de maneira alguma.
É através da socialização que este indivíduo se torna um ser social, pensante e atuante, devido a assimilação da cultura, das normas, dos comportamentos e das condutas do grupo social em que está inserido.
A socialização tem como objetivo a integração do ser humano à sociedade, e é um processo que nunca se dá por terminado.
Ao longo de sua vida, o indivíduo participa de inúmeros grupos sociais, o primeiro deles e o mais importante, é a família. É no seio familiar, que o indivíduo tem o seu primeiro contato social, onde poderá desenvolver suas habilidades e obter conceitos de regras e ética.
2) O que é processo de socialização?
O processo de socialização é o processo que consiste em inserir o ser humano a sociedade em que ele vive, ele é crucial para a formação do homem no âmbito social.
Socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização (família, escola, grupo de pares, meios de comunicação, empresa, etc.). A criança quando nasce, apesar de já trazer os genes necessários ao ser humano, é um ser culturalmente em branco.
Existem dois tipos: de socialização:
1° A socialização primária que acontece com a família. As primeiras palavras, a leitura do mundo a sua volta, andar, se relacionar com os familiares, aprender a sua cultura... enfim, esta é a socialização primária - com a família.
2° A socialização secundária é quando a criança vai para a escola e conhece outras pessoas, com culturas diferentes, jeitos diferentes, então ela começa a se relacionar com o mundo e com tudo que há nele.
3) Do ponto de vista da sociologia, como definimos personalidade?
Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Carver e Scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa
A personalidade é um conjunto de qualidade externas que fornece as características de determinado indivíduo. Tais características, podem e devem ser apreciadas por outras pessoas, pois é a partir delas que identificamos e diferenciamos uma pessoa da outra. É através da personalidade que identificamos os padrões de conduta e comportamento de determinada pessoa. É através destas que se pode predizer qual poderá ser a sua reação diante de determinada situação, estímulos ou condições externas.
4) O homem adquire personalidade própria ou já nasce com ela? Explique?
Se existe alguma coisa que certamente é inserida em nosso código genético, esta é a nossa personalidade, ela pode ser melhor ou pior de acordo com o meio em que se vive e a educação que se recebe.
A personalidade é inata, mas pode ser moldada com o auxílio dos pais, da escola, da igreja, da sociedade e principalmente do próprio indivíduo.
Inato, por sua vez, é o que já nasce com o homem. Ideia inata significa, de um modo geral, a maneira particular de ver as coisas, de formular uma opinião, um conceito, mas que já tenha nascido com o próprio homem e independente de educação e instrução. Grande parte de nosso conhecimento, em verdade, são experiências que os outros nos transmitiram nas conversações, nas salas de aula, nos jornais e televisões, nos livros, nas conferências. Outros conhecimentos, porém, nos vem de dentro. Diante de um acontecimento ou de uma circunstância, o conhecimento natural, não aprendido, como que nos salta do íntimo, sem esforço para formulá-lo e sem ter que recorrer, mesmo inconscientemente, ao arquivo de nossa memória
5) O que normal em uma sociedade pode ser absolutamente anormal em outra? Explique por quê.
O que interfere é a cultura nos vemos as mesmas coisas mas a interpretamos de outra forma.
Na Arábia Saudita, arrotar após as refeições é um sinal de boa educação e de que você ficou satisfeito, já no Brasil é falta de educação.
Na Itália: Palitar os dentes após as refeições significa que gostou da comida. Mas na França e em muitos outros países é um ato de extrema grosseria;
Na Bélgica, come-se com o garfo na mão esquerda, mesmo quem não é canhoto. Já em países árabes, a mão esquerda é considerada impura pois é destinada a higiene pessoal. Portanto, não receba ou ofereça documentos e cartões de visita com esta mão;
Na Europa é um hábito comum dividir a mesa com estranhos;
A culinária na Mongólia é exótica, mas não se assuste: um exemplo é a carne de camelo cozida.
Na Finlândia, rena ensopada ou frita são pratos comuns.
Larvas, abelhas e grilos fritos são aperitivos na Tailândia. Já em Taiwan e Hong Kong, um dos pratos principais é a cobra frita.
Um prato de sopa de cachorro na Coréia do Sul é considerado energético;
No Paquistão, homens e mulheres comem separadamente;
No Oriente Médio é proibido pelo Corão (livro sagrado), mulheres guiando automóveis. Também nunca mostre a sola dos sapatos ao cruzar as pernas, estará assim, insultando o seu anfitrião pois a sola é a parte mais baixa do corpo, portanto a mais suja. Por lá, é comum encontrar homens andando de mãos dadas como sinal de amizade e respeito entre eles;
Em muitos países da Ásia e Oriente Médio, ao visitar os templos religiosos, deve-se vestir roupas com mangas e compridas, em alguns tirar os sapatos. Sendo proibido tirar fotos no seu interior e tocar imagens e estátuas;
Na China, atos de assoar nariz na rua ou cuspir são sinais de higiene, significa que está tirando algo sujo de dentro do corpo. E deixar de beber todo o conteúdo
...