Sociologias Especializadas
Artigos Científicos: Sociologias Especializadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: esterb9 • 18/10/2014 • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 1.050 Visualizações
Sociologias especializadas:
O aparecimento das sociologias especializadas não significa de maneira alguma uma divisão na Sociologia pois não se pode perder o sentido global desta ciência mas sim procurar recorrer às teorias gerais e aos métodos de pesquisa da Sociologia. Se isto não acontecesse podia haver uma dispersão caótica das várias dimensões sociais e isso só pode ser evitado de, mesmo com especializações a pesquisa seja feita de acordo com a interdisciplinaridade desta ciência.
A Sociologia Antropológica ou Antropossociologia. Estuda as correlações que existem entre o fator antropológico e as sociedades humanas.
Exemplo: influência dos grupos étnicos numa sociedade; os quistos étnico-culturais, consequências da mestiçagem em uma sociedade.
A Sociologia do Direito. Estuda a inter-relação entre o Direito e os processos sociais. Considerando o Direito como um tipo de controle social formal, analisa a uniformização do comportamento dos componentes de uma sociedade. Através das leis e regulamentos a eles impostos, e a adequação ou não das normas jurídicas em determinada sociedade.
Exemplo: investigação da possibilidade do divórcio ser factor de desagregação numa sociedade; repercussões sociais do estabelecimento da pena de morte.
A Sociologia Económica. Estuda a organização de grupos humanos para a satisfação de necessidades materiais, a influência das relações económicas originadas dessa organização sobre as instituições sociais e o efeito contrário, isto é, a alteração de um facto económico por um fenómeno social.
Exemplo: consequências sociais das greves ou a influência das mesmas na deterioração da moeda; alteração da organização das empresas industriais no sentido da participação dos trabalhadores nos lucros da empresa - PIS (Plano de Integração Social).
A Sociologia Política. Estuda a organização política dos diversos tipos de sociedade. As implicações sociais das várias espécies de movimentos políticos e de ideologias; origem. Desenvolvimento e funções do Estado em seus aspectos teóricos e práticos de organização; as inter-relações entre Estado e Direito, Política. Economia, com especial destaque as relações de dominação e subordinação. Liberdade e coação.
Exemplo: revoluções; falhas sociais que permitem a fraude eleitoral.
A Sociologia da Família. Estuda a origem, evolução e função da instituição Família. Suas distintas formas e as relações entre seus membros. Nas diversas sociedades, no passado e no presente.
Exemplo: relações maritais; o princípio da legitimidade; tipos de sucessão.
A Sociologia da Educação, Sociologia Educacional ou Sociologia Aplicada à Educação. Examina o campo, a estrutura e o funcionamento da escola como instituição social. e analisa os processos sociológicos envolvidos na instituição educacional.
Exemplo: problemas da educação rural e urbana; a escola como agente de socialização e de controle social.
A Sociologia da Religião. Estuda a origem, desenvolvimento e formas da instituição Igreja, examinando as mudanças em sua estrutura e função.
Exemplos: a religião como forma de controle social; as mudanças sociais acarretadas pela Reforma Protestante e o Concílio de Trento; repercussões sociais da Encíclica Mater et Magistra.
A Sociologia da Comunidade. Sociologia Rural e Sociologia Urbana. Estudam. Respectivamente, a organização, os problemas sociais das comunidades e a diferenciação do espaço sócio ecológico; o modo de vida rural e a natureza das diferenças rurais e urbanas; as alterações socioculturais que ocorrem no contínuo rural-urbano. Origem e evolução das cidades e o urbanismo como modo de vida: mudanças sócio económico culturais determinadas pela concentração de uma elevada população, de composição heterogénea. Em limitada área geográfica.
Exemplos: vizinhança; resistências às mudanças no meio rural; a desumanização do homem na grande cidade.
A Sociologia Demográfica e Ecologia Humana. Estudam. Respectivamente, a influência do fator demográfico (densidade da população, sua diminuição ou aumento na organização da sociedade e vice-versa; a distribuição espacial dos agrupamentos humanos. suas relações uns com os outros e fatores determinantes de sua distribuição e relacionamento.
Exemplos: consequências sociais da diminuição da taxa de mortalidade; migrações; pólos de atracção para o estabelecimento de seres humanos e instituições em determinada área; influência, de âmbito regional, de determinados agrupamentos.
A Sociologia do Desenvolvimento. Estuda o processo de desenvolvimento compreendido como uma configuração historicamente concreta de transformações nas sociedades humanas; preocupa-se com a análise das condições estruturais que precedem o desenvolvimento e nele influem de maneira fundamental; verifica as implicações do desenvolvimento, isto é, suas inter-relações, suas consequências
...