Surgimento Dos Eventos No Mundo
Pesquisas Acadêmicas: Surgimento Dos Eventos No Mundo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leorasmus • 4/10/2014 • 1.295 Palavras (6 Páginas) • 2.860 Visualizações
Captação de Eventos
Prof. Regis
Daniel Ferreira Mendonça
Surgimento dos eventos no mundo
Se considerarmos o termo evento como é discutido atualmente, podemos afirmar que os primeiros foram os Jogos Olímpicos da Era Antiga, realizados pela primeira vez em 776 a.C., em Olímpia – Grécia. Eles consistiam em um evento de caráter religioso, realizado de quatro em quatro anos, com tal dimensão, que suspendia até os combates bélicos ocorridos naquela época. Os Jogos Olímpicos tiveram sucesso durante mil anos e foram suspensos no final do século XVIII, retornando em 1896, por meio do Barão de Coubertin, tendo Atenas como sede do que foi a primeira versão dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Atualmente, as Olimpíadas representam grande fonte de lucro para os países que as promovem, pois contribuem para o crescimento do turismo e, consequentemente, para o investimento em transporte, hotelaria e setores de prestação de serviços (a exemplo de comunicação, segurança, setor médico-hospitalar, dentre outros).
A Antiguidade contribuiu de forma muito importante para o desenvolvimento de eventos como os que conhecemos atualmente, pois aquele período foi responsável pela difusão do espírito de hospitalidade, organização, da necessidade de infra-estrutura, logística e de segurança nas estradas. Com o declínio da Era Antiga e o surgimento da Idade Média, o setor de eventos não é visto como relevante. Apenas dois tipos de eventos eram realizados de forma concisa: os de caráter religioso (concílios e representações teatrais) e os de caráter comercial (feiras).
As viagens, cada vez mais constantes, motivaram o surgimento de hospedagens (embrião dos hotéis) e a melhoria dos meios de transporte e da segurança o que veio a incentivar, juntamente com o advento da Revolução Industrial, o desenvolvimento de eventos científicos, sociais, dentre outros. O primeiro congresso científico de que se tem conhecimento foi na área da Medicina e aconteceu em Roma, em 1681. Já no campo de eventos técnicos, destaca-se o congresso de Viena, que aconteceu em 1815, após a derrota de Napoleão.
Os avanços do Século XX foram a mola propulsora para o desenvolvimento dos eventos, transformando-os em uma fonte econômica e social capaz de gerar empregos e movimentar a economia. Os macro ou megaeventos começaram a sobressair-se cada vez mais, de forma que o destaque da atualidade, juntamente com as Olimpíadas, é a Copa do Mundo, competição que envolve aspectos políticos, econômicos e sociais. A primeira Copa do Mundo foi sediada no Uruguai.
Eventos no Brasil
O primeiro evento realizado no Brasil foi o Baile de Carnaval, em 1840, no Hotel Itália, e foi o pontapé inicial para a realização dos bailes carnavalescos que brincamos atualmente e que abrem espaço internacional para o país.
A década de 20 trouxe mudanças positivas para a elaboração dos eventos no Brasil, visto que os hotéis passaram a fazer parte deste circuito, não podendo deixar de ressaltar a importância do Copacabana Palace (RJ), Parque Balneário e Atlântico Hotel (SP), Quitandinha Hotel (RJ), Grande Hotel Araxá (MG). O advento do turismo de negócios e o consequente reconhecimento dos eventos como produto da comunicação direta só passou a ser reconhecido no Brasil a partir da década de 60 com a criação da Alcântara Machado Feiras e Promoções. Em 1977 surge a Associação Brasileira das Empresas de Eventos, logo depois surge a Associação Brasileira de centros de Convenções, Exposições e Feiras, e em 1983 é criado o São Paulo Conventions and Visitors Bureau, que visa incentivar o turismo de eventos no estado de São Paulo.
O Brasil ocupa a terceira posição no setor, estando atrás dos Estados
...