Sustentabilidade Empresarial
Monografias: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucyDidio • 9/9/2014 • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 O QUE É ISE-BOVESPA 5
4 CONCLUSÃO Erro! Indicador não definido.
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho atende a uma exigência curricular do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, nas disciplinas do 6º Semestre do curso de Ciências Contábeis. Tem como objetivo, fixar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre.
O assunto abordado será sobre a sustentabilidade empresarial. Assunto este em grande evidência e muito discutido.
2 DESENVOLVIMENTO
A seguir, apresentaremos o tema: SUSTENTABILIDADE EMPRESRIAL. O que é ISE-BOVESPA. Qual a finalidade das empresas participarem do ISE-Bovespa. A preocupação crescente das empresas com o meio ambiente e a sociedade. A publicação do Balanço Social das empresas desse municipio.
3 O QUE É ISE-BOVESPA
ISE, Índice de Sustentabilidade Empresarial,é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. Tais ações são selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA em termos de liquidez, e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.
A base do ISE foi fixada em 1.000 pontos para a data de 30 de novembro de 2005, e sua divulgação teve início em 01 de dezembro de 2005. Para adequar-se à base inicial, o valor de mercado da carteira foi ajustado por um redutor (coeficiente de ajuste). O redutos do índice será alterado sempre que necessário para acomodar inclusões ou exclusões de ações na carteira, por ocasião dos rebalanceamentos periódicos ou quando ocorrerem ajustes decorrentes de proventos/eventos concedidos pelas empresas, de forma a que o índice se ajuste automaticamente.
Podemos definir também o ISE como uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&BOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre as empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso e transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do despenho empresarial e ambiental e de mudanças climáticas.
A importância de estar no índice é medida pelo fato de empresas listadas fazerem questão de colocar o selo do ISE em seus demonstrativos e informações para o País e para o exterior.
O ISE é formado por 28 empresas, mas esse número pode chegar a 40, entre as mais líquidas da Bovespa. Dado o interesse crescente pelo ISE, a Bovespa espera um aumento das respostas aos questionários que envia às companhias, conforme as regras definidas pelas entidades que formam o conselho do ISE (Abrapp, Apimec, Anbid, IBGC, Instituto Ethos, IFC, Ministério do Meio Ambiente e Bovespa).
Diversas são as empresas que publicam seu Balanço Social em nossa cidade. Podemos citar: Certel, Imec, Unimed VTRP, Sicred, Florestal Alimentos, Docile, Univates e assim por diante.
Pesquisando e consultando o Balanço Social dessas e outras empresas de diversos ramos de atividade, conclui-se a grande preocupação em demonstrar seus resultados não só financeiros mas também seus investimentos voltados a sustentabilidade.
Segue abaixo uma importante pesquisa sobre a Certel – cooperativa de nossa região:
Teutônia - As empresas do Vale do Taquari contam com um novo aliado na busca pela conservação do meio ambiente. A Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel), já pioneira em consciência ambiental, lançou ontem o projeto Energia Verde. Este visa orientar outras organizações para que também tornem-se "Carbono Neutro", assim como a cooperativa, e neutralizem cada vez mais a emissão dos gases do efeito estufa. Para o presidente Egon Hoerlle, é um instrumento poderoso colocado nas mãos do empresariado. Sugere a união de forças para, num trabalho conjunto, minimizar o problema e deixar um legado ambiental que garanta a sobrevivência das futuras gerações. Com a frase do sociólogo Herbert de Souza, destacou a necessidade de provar à sociedade que não se progride sem a pureza do ar, a preservação das florestas e a dignidade da população. "É possível sim conciliar sustentabilidade econômica com a socioambiental."
Fala de uma cultura de mudança, que exige a adoção de procedimentos com responsabilidade através de uma mudança comportamental, capaz de promover inovações e ganhos
...