Sustentabilidade Empresarial Portfolio Unopar
Trabalho Universitário: Sustentabilidade Empresarial Portfolio Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hualysson • 21/5/2014 • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 851 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3
2.1 Sustentabilidade Empresarial 3
2.2 Sustentabilidade em Agronegócios 4
2.3 Sustentabilidade em Entidades não lucrativas 4
2.4 Sustentabilidade em Órgãos públicos 5
3 ENTREVISTA E ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS 6
4 CONCLUSÃO 8
5 REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos ocorridos após a revolução industrial e o crescente aumento da população, a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaurível de recursos disponíveis para servir às necessidades do homem agora passa a ser uma inquietação, pois os recursos são limitados.
O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necessários para a produção de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna resíduos sólidos, efluentes líquidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando poluição ambiental e esgotamento dos recursos naturais. .
Nas últimas décadas, a população tem exigido cada vez mais políticas de controle, preservação e recuperação ambiental por parte das organizações. Diversos aspectos econômicos e sociais têm desafiado a contabilidade ambiental na adaptação às novas necessidades da sociedade, entre as quais está a obtenção de informações atinentes ao meio ambiente.
Este trabalho tem como objetivo principal contemplar os tópicos e os eixos norteadores que englobam o tema: Sustentabilidade Empresarial como um todo, bem como em seguimentos empresariais como agronegócios, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Sustentabilidade empresarial
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis.
Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
2.2. Sustentabilidade no Agronegócio
Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
A sustentabilidade no agronegócio é bastante evidente na agricultura, principalmente pela dimensão ambiental. De acordo com Giordano (2005, p. 256), “as atividades agrícolas são reconhecidamente causadoras de problemas ao meio ambiente”. Assim, iniciativas que busquem a produção agrícola de forma sustentável, são bem-vindas, para que sejam minimizados os problemas enfrentados pelos produtores, principalmente quanto à colocação dos produtos no mercado, seja por logística, custos ou escala. A agricultura tem forte impacto sobre o meio ambiente, por isso os efeitos da exploração têm sido objeto de grande preocupação e discussão. Nesse sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável tem ganhado força. O conceito envolve um conjunto de questões simultâneas, tais como crescimento econômico, exploração racional dos recursos naturais, conservação, qualidade de vida, pobreza e distribuição de renda (SOUZA FILHO, 2009).
2.3. Sustentabilidade em entidades sem fins lucrativos
As entidades sem fins lucrativos são organizações de natureza jurídica sem fins de acumulação de capital para o lucro dos seus diretores. Todo seu lucro deve ser reinvestido em estrutura ou outras áreas da pessoa jurídica.
Em relação a sustentabilidade empresarial em organizações sem fins lucrativos, sabe-se que atualmente a maioria destas organizações não estão preparadas, nem estruturadas para implantar políticas de gestão ambiental, onde também observa-se uma falta de direcionamento para esse tema.
2.4. Sustentabilidade em Órgãos Públicos
Órgão público é uma unidade com atribuição específica dentro da organização do Estado. É composto por agentes públicos que dirigem e compõem o órgão, voltado para o cumprimento de uma atividade estatal.
Os órgãos públicos formam a estrutura do Estado, mas não têm personalidade jurídica, uma vez que são apenas parte de uma estrutura maior, essa sim detentora de personalidade. Como parte da estrutura maior, o órgão público não tem vontade própria, limitando-se a cumprir suas finalidades dentro da competência funcional que lhes foi determinada pela organização estatal.
No setor público, a
...